Qual o grau de compactação?

Qual o grau de compactação?
O “grau de compactação” do solo, GC, foi calculado pela relação: GC = 100 Ds/ Dref onde Ds é a densidade atual do solo e Dref é a densidade do mesmo solo em um estado de referência obtido em laboratório. O grau de compactação é expresso em porcentagem.
O que significa tecnicamente grau de compactação?
O grau de compactação é a comparação da densidade do solo, brita corrida, ou outro material compactado na obra, com densidade do mesmo material obtido em laboratório. A densidade de laboratório pode ser obtida através de duas energias de compactação (proctor normal ou proctor modificado).
Quais são os exercícios de compactação?
- EXERCÍCIOS 01 - COMPACTAÇÃO Com base nos dados de um ensaio de compactação feito com a energia Proctor MODIFICADA, apresentados na tabela a seguir, e sabendo que a massa específica dos grãos do solo é 2,91 g/cm³: a) Desenhe a curva de compactação, determinando a umidade ótima e a massa específica aparente seca máxima.
Como utilizar os ensaios de compactação?
- Na prática rodoviária é comum utilizar-se, nos ensaios de compactação, o mesmo molde metálico e o soquete utilizados no ensaio CBR (Índice de Suporte Califórnia), modificando-se o número de golpes e o número de camadas para a obtenção das mesmas energias previstas no ensaio Proctor.
Como foi desenvolvida a metodologia de compactação?
- Essa metodologia foi desenvolvida pelo engenheiro Ralph Proctor em 1933, sendo normatizada nos Estados Unidos pela A.A.S.H.O - American Association of State Highway Officials e no Brasil sua execução segue a norma ABNT NBR - Ensaios de Compactação.
Por que a compactação do solo é prejudicial para a segurança?
- A movimentação do solo faz com que ele fique em um estado fofo e heterogêneo, ou seja, pouco resistente e muito deformável. Essas características são prejudiciais para a qualidade e a segurança da estrutura — e é nessas horas que a compactação do solo deve ser utilizada.