Como faço para saber o grau de risco de uma empresa?
Índice

Como faço para saber o grau de risco de uma empresa?
Para descobrir o grau de risco da sua empresa, você precisará do código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Ele serve para identificar as atividades desenvolvidas por um estabelecimento. Para obtê-lo, basta verificar o CNPJ da empresa e acessar o site da Receita Federal.
Qual a finalidade de se conhecer o grau de risco da empresa?
O grau de risco de uma empresa é um assunto pertinente à Norma Regulamentadora 4, que trata de “Serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho”, com objetivo de permitir que todos os colaboradores possam trabalhar com segurança.
Qual o grau de risco de uma madeireira?
As madeireiras e serrarias são atividades de alto risco, devido ao constante uso de máquinas e serras, à necessidade de movimentos repetitivos, com levantamento excessivo de peso, além do risco de incêndio.
Como encontrar o grau de risco?
- Assim que encontrar verá no canto direito o Grau de Risco, conforme imagem abaixo. Se não tem o CNAE em mãos, então pegue o CNPJ da empresa e acesse o site da Receite Federal e consulte o CNPJ, anote o CNAE da empresa que foi mostrado no site.
Quais são os graus de riscos?
- Os graus são 4 no total e vão do grau 1, empresas com atividades econômicas com propensão a riscos de menor proporção, até o grau 4 com as empresas que por sua determinada atividade tem riscos ocupacionais de maior proporção.
Qual a classificação do grau de risco 2?
- Grau de risco 2 (GR2) - Risco baixo Empresas classificadas como GR2 são as de baixo risco, ou seja, que seu ramo de atividade submete os funcionários a riscos moderados. Essas têm mais obrigações legais relacionadas à saúde e segurança do trabalho do que as empresas com Grau de Risco 1, por exemplo.
Qual é o grau de risco 2 da empresa?
- Grau de risco 2 (GR2) - Risco baixo. Empresas classificadas como GR2 são as de baixo risco, ou seja, que seu ramo de atividade submete os funcionários a riscos moderados. Essas têm mais obrigações legais relacionadas à saúde e segurança do trabalho do que as empresas com Grau de Risco 1, por exemplo.