Como escrever o conteúdo de um plano de aula?

Como escrever o conteúdo de um plano de aula?
Os conteúdos podem ser:
- Conceituais: O que o aluno deve aprender e conhecer enquanto conceitos. Ex: Aprender o que é empreendedorismo.
- Procedimentais: O que o aluno deve aprender a fazer. Ex: Aprender a resolver equações de segundo grau.
- Atitudinais: O que o aluno deve aprender a ser. Ex: Aprender a ser mais honesto.
Como colocar as habilidades no plano de aula?
As habilidades devem ser desenvolvidas na busca das competências." Uma outra explicação para mostrar a relação prática entre competências e habilidades pode ser feita a partir da leitura de um gráfico.
Por que o plano de aula deve ser cumprido?
- Nem sempre o plano de aula feito será cumprido da maneira como foi estabelecido. Portanto, é importante que a metodologia esteja preparada para alterações. O ideal é deixar espaços para encaixes de novos conteúdos, por exemplo. No entanto, observe também as críticas dos alunos. Às vezes, as mudanças precisam ser mais profundas.
Por que o plano de aula não é fixo?
- Diferente do que muita gente imagina, o plano de aula não é fixo, ou seja, ele pode ser atualizado constantemente e sempre que for necessário. Essa flexibilidade se deve ao fato da abordagem em uma aula poder mudar ao decorrer do curso e também porque o planejamento é construído antes do curso começar.
Qual é o plano de aula?
- O plano de aula é um dos velhos conhecidos dos professores. Trata-se de um documento descritivo que indica tudo que o professor deverá fazer em suas aulas. Ou seja, é uma ferramenta de planejamento de atividades e conteúdos. A função do professor é transmitir o máximo de conhecimento possível.
Qual a etapa de conclusão de uma aula?
- A conclusão de uma aula dá-se com a etapa de avaliação, momento onde o professor considerará a real assimilação do conteúdo por parte do aluno. Essa etapa também tem como finalidade avaliar se os objetivos predefinidos pelo professor foram alcançados.