O que é grafismo no desenho?

O que é grafismo no desenho?
As leituras e reflexões acerca do desenvolvimento e expressão infantis através do desenho vão muito além de entender a evolução das formas gráficas. O grafismo é uma manifestação, que se bem estudada, pode ajudar de forma decisiva a entendermos o universo infantil e nosso próprio universo.
Qual a finalidade do grafismo?
O grafismo não é apenas para representar algo do objeto fisicamente, ou seja, uma simples decoração vai muito, além disso. Eles têm a função de informar às pessoas que não conhecem a sua história cultural, religiosa, ritos e mitos.
Qual a importância do grafismo infantil?
- Palavras-chave: Grafismo infantil, Leitura, Desenvolvimento. Introdução O estudo do grafismo infantil não é, simplesmente, uma atividade descomprometida, antes ela envolve o desenvolvimento físico e psicológico da criança.
Quais são as fases do grafismo?
- Em cada etapa da infância, os desenhos são expressos em distintas formas, são essas diferenças que caracterizam as fases do grafismo. Constituem o grafismo as seguintes fases: - Fase das Garatujas: Essa fase pode ser freqüentemente reconhecida em desenhos de crianças com idade entre 2 a 4 anos.
Quais são as diferenças na educação infantil?
- EDUCAÇÃO INFANTIL: DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGEM EXPRESSIVAS E COMUNICATIVAS 92 92 O material gráfico foi coletado no Colégio da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, no contexto da Educação Infantil. Foram coletadas 90 produções, durante o ano de 2006, abrangendo alunos do Maternal, Jardim I e Jardim II.
Como desenvolver a expressão da criança através dos desenhos?
- Para compreender melhor a expressão da criança, através dos desenhos, é necessário saber que esta, ao entrar em contato com materiais específicos, desenvolve a habilidade física, social, intelectual e afetivo-emocional. Este desenvolvimento ocorre de maneiras di- versas.