adplus-dvertising

O que é um freio de serviço?

Índice

O que é um freio de serviço?

O que é um freio de serviço?

Conhecido também como freio de estacionamento ou freio mecânico, ele é um sistema totalmente independente dos outros falados acima. Utilizado sempre na hora de estacionar seu veículo e sair do carro, o freio de mão funciona com um sistema de cabos de aço, que são ativados por aquela alavanca quando acionada.

Onde atua o freio de serviço?

Se o veículo estiver parado quando o freio de estacionamento for acionado, ele só atua nas rodas traseiras. Se for ativado com o veículo em movimento, o freio de pé normal é usado, por exemplo, o freio atua nas quatro rodas.

Como funciona o freio de mão?

O freio de mão ou freio de estacionamento é um dispositivo acionado por cabo ou eletrônico que bloqueia as rodas traseiras. Ele trava os freios destas rodas para evitar que o veículo se movimente de forma involuntária. ... Basta puxar a alavanca para que os cabos sejam tensionados e assim bloqueiem as rodas.

Como é chamado o freio de mão?

O freio de estacionamento (ou travão de estacionamento, ou freio de mão, ou travão de mão) é um sistema de frenagem para veículos automotores, que, na maioria dos modelos, é accionado por uma alavanca manual.

Onde fica o freio de mão?

A alavanca do lado direito do motorista é a forma mais utilizada para o acionamento do freio de estacionamento. Entretanto, esse dispositivo também pode ser encontrado sob a forma de um pedal (estilo bem comum em picapes e utilitários) ou, em carros modernos com sistema elétrico, também como um botão no painel central.

Quais os tipos de freios mais utilizados nos veículos de pequeno porte?

Conheça os tipos de freios automotivos e suas características

  • Freio a tambor. Entre os tipos de freios, o freio a tambor é considerado o mais ultrapassado atualmente. ...
  • Freio a disco. O freio a disco é o mais utilizado, devido à sua eficiência e durabilidade. ...
  • Freio de estacionamento. ...
  • Sistema ABS (antitravamento)

Quais são os tipos de freios segundo o seu princípio de funcionamento?

Um dos mecanismos mais complexos de um veículo é seu sistema de freios. Um sistema de freios moderno funciona com dispositivos mecânicos, hidráulicos e até eletrônicos. Basicamente funciona da seguinte forma; ao pisar no pedal de freio, a perna do motorista exerce uma pressão no sistema hidráulico.

Qual a forma correta de puxar o freio de mão?

O ideal é que, no momento de puxar a alavanca se escute, no máximo, três ou quatro cliques. Se você necessita de mais cliques para travar as rodas, é sinal de que o freio está desregulado. Do mesmo modo, se tiver dificuldades para puxá-lo, isso também é indicativo de que ele necessita manutenção.

Quais são os componentes do sistema de freio de serviço?

  • Os componentes que compõe o sistema são: válvula reguladora de pressão, válvula de proteção de quatro circuitos, válvula moduladora do freio de estacionamento, válvula moduladora do freio de serviço ou pedal, válvula relé, válvula de descarga rápida, elemento secador, reservatórios de ar e reservatório de regeneração.

Como funciona o circuito de freio de serviço?

  • O circuito de freio de serviço é um circuito chamado de duplo, na qual ar fica retido na alimentação da válvula de comando e só é liberado quando o pedal do freio é ativado. Se ocorrer queda de pressão no circuito dianteiro o traseiro continuará funcionando normalmente.

Por que cuidar do sistema de freios?

  • Ao volante, a segurança de todos é o que há de mais relevante. O sistema de freios é um dos mais importantes do veículo, por isso cuidar bem dele é fundamental. Além de pastilhas e discos, o fluido de freio, responsável por transmitir a pressão do pedal até as rodas, deve ser observado com toda precaução!

Como funciona o freio motor?

  • O freio motor é uma carcaça acoplada ao tubo de escape com uma borboleta que se fecha quando acionado e faz com que o motor diminua radicalmente a rotação, por isso que ao ser desativado se escuta um barulho de sopro, liberando o ar do escapamento.

Postagens relacionadas: