adplus-dvertising

O que acontece quando o expoente é negativo?

Índice

O que acontece quando o expoente é negativo?

O que acontece quando o expoente é negativo?

Quando uma potência tiver um expoente negativo, o sinal do expoente deverá ser invertido (oposto), desde que base da potência também seja invertida.

Como fazer fração com expoente negativo?

Quando o expoente de uma fração é negativo, devemos fazer o seguinte para possibilitar os cálculos:

  1. Escrever a base em forma de fração se ela ainda não estiver nessa forma;
  2. Inverter a base e o sinal do expoente;
  3. Usar a propriedade das potências de fração relembrada acima.

O que é um expoente fracionário?

O numerador da potência corresponde ao expoente do número que está na base. O denominador da potência corresponde ao grau da raiz. ... Fazer essa transformação de um número em uma raiz para um número com potência fracionária nos auxilia quando queremos multiplicar números de mesma base, porém em raízes de graus diferentes.

O que fazer quando a base é negativa?

Quando a base for negativa devemos fazer o jogo de sinais utilizados na multiplicação. Como estamos multiplicando uma quantidade ímpar de fatores e todos eles são negativos a potência (resultado) também será negativa, ou seja, sempre que o expoente for ímpar e a base negativa a potência será negativa.

Como fazer fração com expoente?

Desse modo, podemos definir a potenciação de frações da seguinte maneira: Assim, caso seja necessário calcular uma potência que envolva uma fração, basta elevar separadamente numerador e denominador àquele expoente.

O que fazer quando o expoente é uma fração?

Basta aplicar a potência no inverso do número: Mas e quando a potência apresenta uma fração no expoente ou um número decimal? Nesses casos, basta transformar a potência em uma raiz! Mas não se espante, aos poucos você vai compreender que isso é muito mais simples do que parece.

Como se escreve em forma de potência com expoente fracionário?

1 → Transformar radicais em potências com expoentes fracionários. Ou seja, devemos transformar cada radical em uma potência onde o expoente é uma fração, onde o radicando será a base, o expoente sob o radical será o numerador (número de cima da fração) e o índice será o denominador (número de baixo da fração).

Postagens relacionadas: