adplus-dvertising

O que é o flúor é para que serve?

Índice

O que é o flúor é para que serve?

O que é o flúor é para que serve?

O flúor é um mineral natural encontrado em toda a crosta terrestre e largamente distribuído pela natureza. Alguns alimentos contêm flúor, assim como a água fornecida por algumas empresas de serviço público. O flúor é geralmente adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes.

Quais são os efeitos do flúor no corpo humano?

A maior parte do flúor no organismo se encontra armazenada nos ossos e nos dentes. O flúor é necessário para a formação de ossos e dentes saudáveis.

Como o flúor age no combate à cárie?

- O flúor ajuda a endurecer o esmalte dos dentes permanentes que já se formaram. - O flúor trabalha durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente em sua boca. Sua saliva contém ácidos que causam a desmineralização nos dentes. Estes ácidos são liberados após a alimentação.

Qual o mecanismo de ação do flúor?

As bactérias metabolizam o açúcar presente nos alimentos e produzem o ácido lático, que atuam sobre o esmalte dos dentes mais frágeis, produzindo a cárie. O flúor possui dois mecanismos de atuação no combate à cárie: sobre o hospedeiro (dente), tornando-o mais resistente ou sobre o metabolismo das bactérias.

O que acontece se uma pessoa engolir flúor?

Quando uma quantidade excessiva de flúor é ingerida, pode ocorrer um distúrbio chamado “fluorose dental”, que causa manchas no esmalte dos dentes.

Como funciona o flúor?

  • O flúor ajuda a endurecer o esmalte dos dentes permanentes que já se formaram. O flúor trabalha durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente em sua boca. Sua saliva contém ácidos que causam a desmineralização nos dentes. Estes ácidos são liberados após a alimentação.

Quais as características do flúor?

  • Voltando a falar do flúor podemos citar algumas características básicas como: Se encontra no estado físico gasoso nas CNTP; Possui coloração amarela; Possui cheiro extremamente forte e irritante; É extremamente reativo; É corrosivo; Possui alta toxicidade. Fluorita (CaF 2) é a principal fonte do elemento Flúor.

Por que o flúor é fluoreto?

  • Na natureza, o flúor pode ser encontrado como fluoreto na forma de íon F -, esta forma é estável e ocorre em minérios como a fluorite (CaF 2 ), a criolite (Na 3 AlF 6) e a fluorapatite 3 Ca 3 (PO 4) 2 Ca (FCl) 2. Agora você vai saber que o flúor possui aplicações importantes além do consultório dentário, veja quais:

Quando foi descoberto o flúor?

  • Alguns destes experimentos acabaram em tragédia. O flúor foi descoberto em 1771 por Carl Wilhelm Scheele; entretanto, devido à sua elevada reatividade, não se conseguiu isolá-lo porque, quando separado de algum composto, imediatamente reagia com outras substâncias. Finalmente, em 1886, foi isolado pelo químico francês Henri Moissan .

Postagens relacionadas: