O que é transferrina e ferritina?
O que é transferrina e ferritina?
A Transferrina é uma glicoproteína sintetizada principalmente no fígado e é a principal proteína plasmática transportadora de ferro. A Ferritina é uma glicoproteína de alto peso molecular, que armazena 20% a 25% do ferro do organismo.
Para que serve o exame índice de saturação da transferrina?
A dosagem de transferrina normalmente é solicitada pelo médico para fazer o diagnóstico diferencial das anemias microcíticas, que são aquelas caracterizadas pela presença de hemácias menores do que o normal. Dessa forma, além da transferrina, o médico solicita a dosagem de ferro sérico e da ferritina.
O que tomar para transferrina baixa?
Depende do resultado da hemoglobina, se tiver abaixo de 12 você pode tomar sulfato ferroso.
Qual é a função da transferrina?
A transferrina é a principal proteína que se liga ao ferro no sangue e o transporta por todo o corpo. A quantidade de transferrina disponível para transportar o ferro reflete-se nas medidas da capacidade total de transporte desse metal, da capacidade não saturada de transporte e na saturação da transferrina.
Qual a importância da transferrina e da ferritina?
A ferritina e a transferrina são de relevante importância clínica quando se deseja avaliar os estoques de ferro do organismo. Números abaixo do normal de ferritina indicam possível anemia por deficiência de ferro, e números elevados sugerem sobrecarga.