Que testes faço para saber se tenho algum problema neurológico?
Índice
- Que testes faço para saber se tenho algum problema neurológico?
- Qual é o objetivo do exame neurológico?
- Quais são os detalhes do exame neurológico?
- Quais os procedimentos com finalidade diagnóstica em neurologia?
- Qual a avaliação de enfermagem do paciente neurológico?
- Qual a monitorização do paciente em pós-operatório de Neurocirurgia?

Que testes faço para saber se tenho algum problema neurológico?
Eletroencefalograma, polissonografia, tomografia e ressonância magnética são instrumentos de diagnóstico de condições relacionadas ao sistema nervoso.
Qual é o objetivo do exame neurológico?
Exame neurológico é uma avaliação clínica, não invasiva, que busca identificar e dimensionar transtornos que afetam o sistema neurológico. Ela é composta por uma série de testes físicos que analisam a função das estruturas responsáveis pelo funcionamento do corpo humano.
Quais são os detalhes do exame neurológico?
- Informa detalhes da realização do exame neurológico. Por exemplo, se o paciente estava acordado, com olhos abertos, em que posição, por quanto tempo os dados foram coletados e as demais condições técnicas do exame.
Quais os procedimentos com finalidade diagnóstica em neurologia?
- Os procedimentos com finalidade diagnóstica em neurologia estão contemplados no Sistema Único de Saúde - SUS. O tratamento do AVC é feito nos Centros de Atendimento de Urgência, que são os estabelecimentos hospitalares que desempenham o papel de referência para atendimento aos pacientes com AVC.
Qual a avaliação de enfermagem do paciente neurológico?
- Para Alcântara e Marques (2009, p. 895), a avaliação de enfermagem do paciente neurológico deve incluir “o monitoramento do nível de consciência, a reação pupilar, as funções motoras e a observação dos sinais vitais. A atuação da enfermagem em uma UTI deve estar voltada para a detecção precoce de alterações hemodinâmicas e neurológicas”.
Qual a monitorização do paciente em pós-operatório de Neurocirurgia?
- A Monitorização do Paciente em Pós-Operatório de Neurocirurgia consiste na percepção de sinais que indiquem a diminuição do Fluxo Sanguíneo Cerebral (FSC) através do exame físico e da monitorização invasiva, para que se evite a morte cerebral (ALCÂNTARA; MARQUES, 2009).