O que é o ferro heme e não heme?
Índice
- O que é o ferro heme e não heme?
- Para que serve o ferro heme?
- Onde se encontra ferro heme?
- Como se dá a absorção intestinal de ferro heme e não heme?
- Qual o papel da ferroportina no metabolismo do ferro?
- Qual a diferença do ferro de origem animal e do ferro de origem vegetal?
- Quais alimentos são promotores de absorção do ferro?
- Por que o ferro é importante para a saúde?
- Qual o nome do ferro dos alimentos?
- Por que o ferro é importante para a vida?
- Qual a quantidade necessária de ferro para uma pessoa normal?
O que é o ferro heme e não heme?
Na alimentação o ferro encontra-se em duas formas – heme e não heme. Basicamente o ferro heme é derivado das hemácias e das células musculares, portanto encontrado em alimentos de origem animal e o ferro não heme é encontrado de forma abundante nos alimentos de origem vegetal.
Para que serve o ferro heme?
– Permite o desenvolvimento e o bom funcionamento da hemoglobina (molécula dos glóbulos vermelhos que fixam o oxigênio) e da mioglobina.
Onde se encontra ferro heme?
O ferro heme está presente em alimentos de origem animal, como carne bovina, frango e peixe, e o ferro não-heme, além de ser ofertado pela carne vermelha, também é encontrado nos cereais e outros vegetais. De acordo com a sua forma, o ferro pode ser absorvido de diferentes maneiras na mucosa intestinal.
Como se dá a absorção intestinal de ferro heme e não heme?
Em uma refeição variada, a absorção do ferro heme pode ser de 15 a 35%. Além disso, a absorção do ferro heme é menos influenciada pelo estado nutricional do indivíduo. Por outro lado, apenas 2 a 20% do ferro não-heme é absorvido por meio da ingestão de alimentos vegetais, como arroz, milho, feijão, soja e trigo.
Qual o papel da ferroportina no metabolismo do ferro?
A ferroportina é o receptor da hepcidina e a interação hepcidina-ferroportina controla os níveis de ferro nos enterócitos, hepatócitos e macrófagos.
Qual a diferença do ferro de origem animal e do ferro de origem vegetal?
O ferro heme representa 40% do mineral presente em carnes, enquanto os 60% restante é ferro não heme. Resumido os alimentos de origem vegetal contém 100% de ferro não heme, enquanto que a carne contém 40% de ferro heme e 60% de ferro não heme.
Quais alimentos são promotores de absorção do ferro?
O ácido ascórbico e a carne ou tecido animal são os dois maiores promotores dietéticos, conhecidos, da biodisponibilidade de ferro.
Por que o ferro é importante para a saúde?
- O ferro, ou melhor, o íon ferro (Fe +2), é muito importante para a nossa saúde e manutenção da vida. É esse íon que mantém as hemoglobinas de nosso sangue funcionando e possibilita que consigam extrair oxigênio do ar quando o sangue passa pelos pulmões, para assim distribuí-lo por todo nosso corpo.
Qual o nome do ferro dos alimentos?
- O ferro dos alimentos vem de duas formas: heme e não-heme. O ferro heme é encontrado apenas na carne de animais. Os alimentos que contêm ferro heme são: Atum em conserva. O ferro heme leva este nome pois está ligado às proteínas heme e normalmente é absorvido a uma taxa de 7 a 35% no organismo.
Por que o ferro é importante para a vida?
- Para se ter uma ideia do tanto que o ferro é importante para a vida, considere o seguinte: na década de 80, o cientista John Martin disse que não havia plâncton em regiões superiores dos oceanos em virtude da falta de ferro e, consequentemente, sem o plâncton, outras formas de vida marinha não se desenvolviam.
Qual a quantidade necessária de ferro para uma pessoa normal?
- Geralmente, não é necessário que uma pessoa normal tome suplementos de ferro, pois a alimentação diária já fornece a quantidade que precisamos, sendo que um homem padrão precisa de 10 mg de ferro ao dia, e uma mulher padrão de 18mg (no caso de mulheres grávidas, elas necessitam de uma maior quantidade de ferro.)