Como é o feno para Coelho?
Como é o feno para Coelho?
Ouça em voz altaPausarO feno nada mais é do que um misto de plantas gramíneas e leguminosas que passam por um processo de desidratação – também chamado de “fenação”. Após a retirada de água, o feno passa a ter uma consistência mais firme e seca, mas sem perder nenhum nutriente. Existem dois tipos de feno: o de capim e o de alfafa.
Quais são os melhor capim para fazer feno?
Cynodon dactylon Ouça em voz altaPausarDispondo de uma morfologia adequada, com talos curtos e folhas estreitas, o capim vaquero (Cynodon dactylon) é uma excelente opção para o produtor de feno. De crescimento rasteiro, formando estolões, cobrindo bem o solo, obtendo mais folhas do que colmos, a cultivar está na “boca do povo”.
Por que deve ser considerado um bom feno?
- Para que seja considerado um bom feno ele deve ser proveniente de uma forragem cortada no momento adequado, com um processo de secagem bem feita, rápida sem a ocorrência de chuvas e proveniente de um solo adubado.
Quais são os melhores fenos?
- Os melhores fenos são derivados de forrageiras que possuem mais folhas do que talos, como por exemplo, capim jaraguá, pangola, quicuio, estrela, coast-cross e rodes. A qualidade do feno pode ser analisada de acordo com os itens a seguir: Presença de componentes antinuticionais, como por exemplo, alcalóides.
Como é feita a viragem do feno?
- Viragem: após o procedimento anterior, o material deve ser virado diversas vezes, facilitando deste modo a secagem do feno através da ação do vento e do sol; Enleiramento: caso o material não esteja seco ao fim do dia, são feitas as leiras, que no dia seguinte serão desfeitas.
Quais são as partes utilizadas do feno-grego?
- As partes utilizadas do feno-grego são as sementes, onde normalmente se encontram as propriedades medicinais dessa planta.