O que é e como ocorre o fenômeno de cavitação?
O que é e como ocorre o fenômeno de cavitação?
Fenômeno físico que ocorre pela evaporação de óleo a baixa pressão, interfere na lubrificação e destrói a superfície dos metais. É um fenômeno físico que ocorre principalmente no interior de sistemas hidráulicos e que consiste na formação de bolhas de vapor no meio fluido.
Como ocorre o fenômeno de cavitação?
A cavitação em bombas centrífugas é a formação de bolhas de vapor e posterior implosão das mesmas nas pás do impulsor da bomba. Este fenómeno ocorre quando a pressão estática do fluido bombeado, a uma determinada temperatura, desce até à pressão de vaporização e posteriormente sofre uma súbita subida de pressão.
Como saber se a bomba vai Cavitar?
A distância vertical entre a superfície do líquido e a linha da bomba. Se a bomba começa a cavitar no momento em que o tanque começa esvaziar o usuário deverá procurar manter um nível mais alto de líquido.
Por que a cavitação é comum?
- A cavitação é comum em bombas de água e de óleo, válvulas, turbinas hidráulicas, propulsores navais, pistões de automóveis e até em canais de concreto com altas velocidades, como em vertedores de barragens.
Por que a cavitação é tão severa?
- Existem casos, que a cavitação é tão severa, que gera uma vibração mecânica muito excessiva, de tal maneira, capaz de causar danos a elementos de máquinas mais sensíveis, como por exemplo, os selos mecânicos, vindo a falhar muito aquém da vida útil esperada.
Por que a cavitação causa danos?
- A cavitação causa vibrações, ruídos e até danos às superfícies que contêm o líquido, uma vez que causa erosão. No âmbito da estética, a cavitação é usada para tratar a celulite e eliminar a gordura localizada nas coxas, abdômen, braços e outras partes do corpo.
Qual a preocupação com a cavitação nas usinas hidrelétricas?
- Na engenharia hidráulica e na engenharia mecânica é grande a preocupação com a cavitação, assim como com a abrasão das areias e demais sedimentos transportados pela água no interior de bombas e turbinas, sobretudo devido aos prejuízos que podem causar nas estações elevatórias e nas turbinas e vertedores das usinas hidrelétricas .