adplus-dvertising

O que é o fantasma em Lacan?

Índice

O que é o fantasma em Lacan?

O que é o fantasma em Lacan?

O fantasma é o mecanismo de captura do corpo pulsional (objeto perdido) no laço com o Outro portador de uma falta. Em seu segundo ensino, Lacan (c) formalizou o papel do Outro na constituição psíquica por meio das operações de alienação e de separação.

O que é fantasmática?

A atividade fantasística está ligada, primeiramente, a um modo de defesa contra o desprazer decorrente da impossibilidade do aparelho psíquico de lidar com o Real do gozo, de representá-lo de alguma forma e, posteriormente, com as exigências e divergências impostas pelo mundo exterior.

Quais as causas do fantasma da modernidade?

Freud (c) correlacionou a emergência do fantasma a uma mudança no estatuto do objeto. Diferentemente do caminho da formação dos sintomas, que se trilha por condensações e deslocamentos de representações, o fantasma se estabelece por meio de uma fixação pulsional a um objeto parcial.

Como entender o grafo do desejo?

O grafo do desejo é chamado assim porque se fundamenta na oposição necessidade - demanda -desejo: trata as relações do sujeito mítico da necessidade, o atravessamento da demanda e seu mais além, o desejo.

O que é o fantasma da modernidade?

O Fantasma da Modernidade Os meios de comunicação noticiam-no diariamente como um dos fantasmas sociais do início do século XXI: o desemprego. Nenhum outro fenômeno foi mais responsabilizado pelo aumento do desemprego que a globalização da economia.

Por que a reconstrução da Fantasia durante uma psicanálise?

  • Dessa forma, a reconstrução da fantasia durante uma psicanálise só pode se dar na gramática que predica o sujeito em suas relações com o desejo do Outro, ou seja, enquanto estrutura lógica que subjaz aos ditos do sujeito e aponta para sua posição diante desse desejo.

Qual é o significado do Fantasma?

  • Do latim phantasma, embora com origem mais remota na língua grega, fantasma é um termo de definição complexa, já que se pode referir a diferentes entidades.

Qual a psicopatia da psicanálise?

  • A Psicopatia a partir da Psicanálise: desmistificando a visão da mídia mneme – revista de humanidades ISSN 72 Caicó, v. 16, n. 37, p. 72-90, jul./dez. 2015. Dossiê História do Corpo. A Psicopatia a partir da Psicanálise: desmistificando a visão da mídia The Psychopathy from the Psychoanalysis: demystifying the media view

Quais são os três tempos da fantasia?

  • Para isso, retoma os três tempos da fantasia trazidos por Freud e as duas operações lógicas, que constituem o articulador entre o sujeito e o “objeto a”, presentes no matema da fantasia elaborado por Lacan, a saber: a alienação e a separação. Palavras-chave: Fantasia. Freud, Sigmund, . Lacan, Jacques, .

Postagens relacionadas: