adplus-dvertising

Para que serve o perfil lipídico?

Índice

Para que serve o perfil lipídico?

Para que serve o perfil lipídico?

É usado para avaliar o risco de doença cardíaca e orientar o médico para decidir o tratamento de pessoas com risco limítrofe ou aumentado. Os resultados do perfil lipídico são considerados em conjunto com outros fatores de risco de doença cardíaca para desenvolver um plano de tratamento e de acompanhamento.

Quais são os exames utilizados no perfil lipídico?

No exame de perfil lipídico completo, é possível observar os valores de:

  1. Colesterol LDL. ...
  2. Colesterol HDL. ...
  3. Colesterol VLDL. ...
  4. Colesterol não-HDL. ...
  5. Colesterol total. ...
  6. Triglicerídeos.

Quando é indicado o exame de perfil lipídico?

O exame de Perfil Lipídico pode ser recomendado, principalmente, para indivíduos com mais de 40 anos. No entanto, com o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e a inatividade física, o número de jovens que têm apresentado alterações nos níveis de colesterol e/ou triglicerídeos tem aumentado a cada ano.

Qual o tempo de jejum para exame de triglicérides?

As três sociedades científicas alertam que existem situações clínicas específicas em que as concentrações de triglicérides são extremamente elevadas. Se o paciente apresentar triglicérídes acima de 440 mg/dL, o médico deve informá-lo que ele precisa manter jejum de 12 horas antes da coleta.

Quais são os analitos determinados no perfil lipídico?

O exame perfil lipídico é a quantificação de diferentes frações lipídicas no sangue do indivíduo: colesterol total, HDL-C, LDL-C, Não-HDL-C e triglicerídeos. O resultado de quantificação destas frações é expresso em mg/dL ou mmol/L.

Qual o valor do exame de perfil lipídico?

Os valores de referência preconizados em consenso brasileiro para normatização da determinação laboratorial de perfil lipídico são: 0 a 9 anos – Em jejum:

Qual o perfil lipídico da pessoa?

  • O lipidograma é um exame laboratorial solicitado pelo médico com o objetivo de verificar o perfil lipídico da pessoa, ou seja a quantidade de LDL, HDL, VLDL, triglicerídeos e colesterol total, que quando estão em valores fora do normal, representam um grande risco para desenvolver doenças cardiovasculares, como angina, infarto, AVC ou ...

Qual a importância do LDL no perfil lipídico?

  • Considerado o colesterol “ruim”, o LDL é essencial para o bom funcionamento do organismo, especialmente, para a produção de hormônios, além de impedir a formação de placas de aterosclerose nos vasos sanguíneos. Contudo, o aumento da taxa da LDL no perfil lipídico sinaliza os principais riscos de doenças cardiovasculares.

Quais são os exames de lipídios para crianças e jovens?

  • Os exames de lipídios não são, em geral, pedidos para crianças e adolescentes. Entretanto, é recomendado o perfil lipídico de crianças e jovens com risco aumentado de desenvolvimento de doença cardíaca na vida adulta.

Quais são os lipídios?

  • Lipídios são substâncias de origem orgânica, caracterizadas pela insolubidade em água, solubilidade em benzeno, éter e clorofórmio. No plasma, os lipídios em maior quantidade são o colesterol, triacilgliceróis, e fosfolipídeos. Em menores quantidades, ainda existem os ácidos graxos livres, glicolipídeos, hormônios e vitaminas de origem lipídica.

Postagens relacionadas: