Qual é a finalidade do exame CPRE?
Qual é a finalidade do exame CPRE?
A CPRE é um procedimento endoscópico avançado que, através da endoscopia digestiva alta (EDA), permite diagnosticar e tratar patologias do sistema biliar e pancreático. Sua principal indicação é no tratamento de coledocolitíase, cálculo biliar no interior dos ductos biliares.
Quem realiza CPRE?
Quem realiza o procedimento A CPRE é realizada pelo médico especialista em Endoscopia Digestiva Mauro José Wagner Moreira Maia (foto). Ele tem formação acadêmica pela PUCRS, onde realizou residência médica e formação em CPRE. É titular pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva).
Como fazer o exame de CPRE?
- O exame de CPRE durante entre 30 a 90 minutos e é feito sob anestesia geral, para não causar dor ou desconforto à pessoa. Para fazer o exame, o médico introduz um fino tubo com uma pequena câmera na ponta, desde a boca até ao duodeno, de forma a observar o local onde os canais biliares se ligam ao intestino.
Por que a CPRE é terapêutica?
- Atualmente, a CPRE é uma técnica preferencialmente terapêutica e não diagnóstica. A principal razão para esta evolução deve-se à utilização de técnicas diagnósticas menos invasivas, tais como a tomografia computorizada, a endoscopia ou a ressonância magnética que ajudam a seleccionar os doentes que necessitam de CPRE.
Qual o risco de complicações do CPRE?
- O CPRE é uma técnica relativamente frequente e, pro isso, o risco de complicações é muito baixo. No entanto, pode surgir: Perfuração dos canais biliares ou pancreáticos. Por ser um exame feito com anestesia geral, também existe o risco de desenvolver reações adversas aos anestésicos utilizados.
Quais são as complicações da cprte?
- Como qualquer procedimento, a CPRTE pode associar-se a complicações, como uma pancreatite aguda, hemorragia, infeção, perfuração do esófago, estômago, duodeno ou da via biliar, complicações associadas aos fármacos utilizados na anestesia e complicações cardio-respiratórias.