adplus-dvertising

Qual a importância da realização do citológico e quais as patologias que podem ser detectadas?

Índice

Qual a importância da realização do citológico e quais as patologias que podem ser detectadas?

Qual a importância da realização do citológico e quais as patologias que podem ser detectadas?

A remoção de lesões pré-invasivas é feita com base no exame citopatológico, com encaminhamento para colposcopia e biópsia dirigida se for detectada alguma alteração do esfregaço. O exame citopatológico é utilizado no Brasil como forma de prevenção do câncer de colo uterino (BRASIL, 2013).

Como é feito o exame Citopatologico cervico?

O exame citopatológico de colo uterino, também chamado de exame de Papanicolaou ou preventivo, é um procedimento de prevenção e rastreamento do câncer de colo do útero. Um exame de Papanicolaou envolve a coleta de células do colo do útero - a extremidade inferior e estreita do útero, que fica no fundo da vagina.

Como é feita a citologia?

  • Citologia é o exame que avalia as células presentes em fluidos corporais, como os contidos em cistos, nódulos ou inflamações. A citologia aspirativa da mama ou da tireoide são os principais exemplos. Saiba como é feito o exame e o que pode identificar.

Como é o exame de Citologia oncótica?

  • Apesar do exame de citologia poder avaliar vários tipos de alterações, ele recebe o nome de citologia oncótica quando pesquisa especificamente a presença de células cancerígenas.

Quais são os avanços da citologia?

  • Entre os inúmeros avanços da área, é fundamental considerar o trabalho dos pesquisadores Matthias Schleiden e Theodor Schwann, que foi capaz de sintetizar os principais fundamentos nos quais o estudo da citologia é baseado.

Qual a faixa etária da citologia?

  • Segundo o INCA (instituto Nacional do Câncer), o exame deve ser ofertado às mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos ou àquelas que já possuem atividade sexual (BRASIL, 2011). A citologia favorece o reconhecimento e a avaliação da intensidade dos processos inflamatórios no trato genital e, em certos casos, estabelece a natureza do agente causal.

Postagens relacionadas: