Qual urina coletar para exame?
![Qual urina coletar para exame?](https://i.ytimg.com/vi/v45OJ_uh2qI/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLDxIl9NtD8bzoUuqfmPqadqR2FHHw)
Qual urina coletar para exame?
A coleta para realização do exame de urina pode ser feita no laboratório ou em casa e deve ser coletada a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato. Antes de realizar a coleta, é importante higienizar com água e sabão a região íntima para evitar que aconteça contaminação da amostra.
Como avaliar a excreção urinária?
- Esse exame serve para avaliar aspectos físicos (cor, pH, densidade, aspecto), químicos (presença de urobilinogênio, proteínas, nitrito, corpos cetônicos, pigmentos biliares)e a presença de elementos que normalmente não fazem parte da excreção urinária, como bactérias, cilindros, cristais, muco, hemoglobina, células epiteliais, etc.
Qual o melhor exame para o diagnóstico de infecções urinárias?
- Urocultura no diagnóstico das infecções urinárias. O melhor e o mais indicado exame para o diagnóstico de uma infecção urinária, seja ela uma infecção de bexiga, chamada de cistite, ou uma infecção dos rins, chamada de pielonefrite, é a urocultura.
Quais são as infecções urinárias?
- Já as infecções urinárias podem ser dos tipos baixa ou alta. A primeira, também chamada de cistite (que acomete a bexiga, órgão de localização mais baixa), é a infecção urinária comum; já a segunda, conhecida como pielonefrite, é muitas vezes uma complicação da cistite, havendo comprometimento dos rins, situados em posição mais elevada.
Quais são os exames de olho nu?
- São elas o Exame Físico, macroscópico, que observa características que podem ser vistas a olho nu; o Exame Químico, no qual são utilizadas fitas reagentes que indicam a presença ou não de substâncias no líquido; e o Exame Sedimentar, no qual utiliza-se a microscopia para identificar o que está presente no material.