Como é feito o exame LCR?

Como é feito o exame LCR?
Coleta de Liquido Cefalorraquidano (LCR)
- Geralmente a coleta é realizada com o paciente deitado e em posição fetal. Em alguns casos pode ser optada pela coleta com o paciente sentado.
- A coleta é feita na região da coluna lombar e é feita por um médico com treinamento nesse tipo de procedimento.
Como é feito o exame para tirar líquido da medula?
A punção lombar procura por células leucêmicas no líquido cefalorraquidiano, que envolve o cérebro e a medula espinhal. Nesta técnica, o médico, após anestesiar uma área na parte inferior da coluna vertebral, insere uma agulha entre os ossos da coluna para retirar uma pequena quantidade do líquido.
Qual a interpretação do resultado de LCR?
- Interpretação: Um resultado de LCR deve sempre ser analisado em conjunto com outros dados clínicos e laboratoriais. Em particular, deve ser lembrado que o LCR pode estar refletindo alterações sangüíneas, sobretudo quando há aumento da permeabilidade da barreira hemato-encefálica.
Como a LCR é atualizada?
- A LCR é criada e atualizada de acordo com cada AC. Para você verificar o seu ponto de distribuição, basta acessar o seu certificado no repositório do seu computador e acessar os detalhes deste certificado.
Como é feita a coleta do LCR?
- A análise clínica do LCR já é iniciada com a coleta, sendo que neste ponto do processo verifica-se se o fluído corre sob pressão (o que indica hipertensão intracraniana) ou simplesmente em gotejamento vagaroso (considerado normal).
Quais as condições que impedem a obtenção da amostra do LCR?
- Existem condições que impedem a obtenção da amostra do LCR? Este teste é mais perigoso para pessoas com: Um tumor na parte de trás do cérebro que pressiona o tronco cerebral Para confirmar a segurança e a viabilidade de realizar a punção lombar, o médico perguntará sobre seu histórico médico e poderá solicitar exames de sangue adicionais.