adplus-dvertising

Quais são os efeitos teratogênicos?

Índice

Quais são os efeitos teratogênicos?

Quais são os efeitos teratogênicos?

Chamamos de agente teratogênico tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais (restrição de crescimento, por exemplo), ou ainda distúrbios neuro-comportamentais, como retardo mental.

O quê e quais são os agentes teratogênicos?

Agente teratogênico é definido como o agente físico, químico, biológico ou estado de deficiência que, durante a vida embrionária, leva a alteração na estrutura ou função do concepto.

Quais são os agentes teratogénicos biológicos?

  • Exemplos de agentes teratogénicos biológicos. Nesta categoria são estudados os efeitos de agentes biológicos tais como: bactérias, vírus, fungos, vermes causadores de doenças tipo: Rubéola - causa cataratas congénitas no recém-nascido; AIDS - causa malformações crânio-faciais e atraso no crescimento intra-uterino

Quais fatores afetam a capacidade de um agente teratogênico?

  • Vários fatores afetam a capacidade de um agente teratogênico em contatar conceito em desenvolvimento, tais como a natureza do próprio agente, rota, grau de exposição materna, taxa de transferência da placenta, absorção sistémica e composição dos genótipos maternos.

Como é feita a identificação dos teratógenos para o homem?

  • Até hoje, a identificação dos teratógenos para o homem tem sido realizada principalmente pela observação inicial feita por clínicos atentos na prática médica diária, através de relatos de caso. Este foi o caso, por exemplo, da rubéola e da talidomida (Lenz, 1992).

Quais são os princípios de teratologia?

  • Estes princípios de teratologia foram apresentados por Jim Wilson, em 1959, na monografia de meio ambiente e defeitos de nascimento. As regras orientam o estudo e compreensão dos agentes teratogênicos e os efeitos sobre o desenvolvimento de organismos.

Postagens relacionadas: