O que é densidade psicológica?
Índice
- O que é densidade psicológica?
- O que é tempo cronológico e psicológico?
- Qual a diferença entre tempo psicológico?
- O que é uma ação no texto?
- Qual o significado do espaço ou ambiente?
- Quais são os objetivos da psicoterapia?
- Por que a psicologia deve se concentrar no estudo da pessoa e do Meio Ambiente?
- Por que o psicoterapeuta é imprescindível?
O que é densidade psicológica?
Quanto à composição ou conceção e formulação, as personagens definem-se como modeladas ou redondas (com densidade psicológica, capazes de alterarem o comportamento ao longo da narrativa), planas (sem vida interior, sem alteração do comportamento ao longo da ação, nem evolução psicológica) e tipos (personagens planas, ...
O que é tempo cronológico e psicológico?
O tempo histórico ou cronológico obedece ao ritmo do relógio, ao tempo social. O tempo psicológico “ignora” a marcação do relógio, é interior, cronometrado pelas vivências e pensamentos de cada um.
Qual a diferença entre tempo psicológico?
Tempo cronológico é aquele contado a medida do tempo, pelos fenômenos naturais, que abrange dia, noite, segundo, minuto, milênio. Tempo psicológico é aquele contado por lembranças, uma linha do tempo, porem, sem o tempo e nem ordem, a medida dos fatos ocorridos e experiencias de vida.
O que é uma ação no texto?
No texto narrativo a ação é o conjunto de acontecimentos que sucedem num determinado espaço e tempo.
Qual o significado do espaço ou ambiente?
- O espaço ou ambiente se refere a um núcleo físico, geográfico. Neste sentido é amplamente diversificado, podendo constituir um cenário campestre, uma praia, uma floresta, e daí por diante. É nesta paisagem que os eventos narrativos se desdobram.
Quais são os objetivos da psicoterapia?
- Um dos objetivos da psicoterapia, tanto de adultos quanto de crianças é a busca do conhecimento e da exploração deste espaço psicológico que começa a ser construído de acordo com este processo de INDIVIDUALIZAÇÃO. Um segundo objetivo é a descoberta de defesas inconscientes utilizadas como forma de proteção emocional ao longo da vida.
Por que a psicologia deve se concentrar no estudo da pessoa e do Meio Ambiente?
- Para Lewin, a psicologia não deve se concentrar no estudo da pessoa e do meio ambiente como se fossem duas peças para analisar separadamente, mas você precisa ver como elas se afetam em tempo real.. Se não houver mudanças no campo, não haverá mudança no comportamento. Como em um campo de forças, todas as partes afetam umas as outras.
Por que o psicoterapeuta é imprescindível?
- A escuta empática do profissional e o cuidado na construção do vínculo entre o paciente e o psicoterapeuta em questão tornam-se imprescindíveis. Exercícios e técnicas terapêuticas utilizadas complementam o processo, funcionando como facilitadoras de descobertas subjetivas dolorosas e ameaçadoras.