O que se entende por envelhecimento psicológico?
O que se entende por envelhecimento psicológico?
O envelhecimento psíquico6 ou amadurecimen- to não é naturalmente progressivo nem ocorre ine- xoravelmente, como efeito da passagem de tempo. Depende também da passagem do tempo, mas, so- bretudo, do esforço pessoal contínuo na busca do autoconhecimento e do sentido da vida.
Quais os aspectos biopsicossociais do envelhecimento?
O conceito do envelhecer está caracterizado pelo avanço da idade e do declínio das atividades sexuais, contribuindo para uma visão preconceituosa dos idosos como pessoas de papel inativo na sociedade e que não podem mais ou não tem mais relações sexuais.
Qual a origem da psicologia do envelhecimento?
- (Baltes, 1995). Segundo Baltes (1995), a evolução do campo da Psicologia do envelhecimento, no século XX, acarretou mudanças também na natureza da Psicologia do desenvolvimento que, em vários países, especialmente nos EUA, era um campo sobreposto ao da Psicologia infantil.
Quais são os conceitos do envelhecimento?
- Este trabalho visa, em traços gerais, alguns conceitos e conhecimentos acerca do processo de envelhecimento importantes para todos, quer para os técnicos de Geriatria, quer para a restante população, pois todos nós iremos passar por esse ciclo. Palavras-chave: Teorias biológicas, teorias psicológicas, envelhecimento, reabilitação neuropsicológica.
Como o psicogerontólogo pode promover o envelhecimento?
- Com seu trabalho, o psicogerontólogo pode promover o envelhecimento ativo entre os idosos que sejam mais autônomos e pode atuar na prevenção e tratamento do envelhecimento patológico. realização de projetos intergeracionais, que promovam um intercâmbio entre profissionais aposentados e profissionais mais jovens.
Como sobreviver ao envelhecimento?
- Vivenciá-la é conviver com as modificações corporais que ocorrem no processo de envelhecimento, tais como: o aparecimento de rugas, os cabelos brancos, a diminuição da elasticidade da pele, a perda dos dentes, as modificações físicas e fisiológicas do envelhecimento. 9,10-12