adplus-dvertising

O que é englobamento no IRS?

Índice

O que é englobamento no IRS?

O que é englobamento no IRS?

Por isso, se quiser optar pelo englobamento em IRS, terá de escolher a opção englobamento ao preencher a sua declaração. Optar pelo englobamento significa, assim, juntar este tipo de rendimentos aos outros, pagando a taxa de IRS correspondente a esta soma.

Qual a vantagem do englobamento?

  • O englobamento interessa sobretudo a quem tem menos rendimentos, embora também se possa aplicar a quem tem muitas deduções mas com rendimentos superiores. Por exemplo, se os seus pais, avós ou tios têm uma reforma pequena mas algum dinheiro no banco ou uma casa arrendada, então é mesmo essencial que percebam a vantagem de simular o englobamento.

Por que optar pelo englobamento?

  • Tenha em mente os seus rendimentos, depois de feitas as deduções, e confira os escalões de IRS para descobrir a taxa progressiva aplicável ao seu escalão de rendimentos. Se for inferior à taxa liberatória de 28%, terá vantagens em optar pelo englobamento.

Qual a taxa aplicável para o englobamento?

  • Englobamento ou Tributação Autónoma Os rendimentos de capitais e os prediais, quando tributados autonomamente, são-no com base numa taxa de 28%. Em caso de englobamento, ficam sujeitos à taxa aplicável a cada categoria de rendimento, podendo chegar aos 48%.

Como é o englobamento dos rendimentos?

  • Com o englobamento dos rendimentos, é como se eles fossem parte do salário, em vez de serem tributados às taxas específicos de cada um. São os casos de juros de depósitos a prazo, rendas (caso seja senhorio), pensão de alimentos, ações, dividendos e rendimentos no estrangeiro.

Postagens relacionadas: