Quando o ensino religioso e confessional?
Quando o ensino religioso e confessional?
Já o ensino religioso de caráter confessional trata-se de uma disciplina em que as aulas seguem ensinamentos de uma religião específica. Sua previsão legal se deu através de uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), onde permitiu-se que em escolas públicas o ensino religioso possa ser dessa forma.
Qual o conteúdo do ensino religioso?
- O ensino religioso está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Decreto 7., acordo assinado entre o Brasil e o Vaticano para o ensino do tema. Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Por que o ensino religioso não é uma disciplina curricular?
- Ou seja, o importante era que o professor passasse todo o programa da disciplina e se o aluno, que ouvia calado, não aprendesse, era porque não se esforçava o suficiente. Atualmente, muitas escolas confessionais separam o conteúdo laico do religioso, colocando, por exemplo, o ensino religioso como uma disciplina da grade curricular.
Por que o ensino religioso é facultativo aos alunos?
- Vale ressaltar que independentemente de possuir natureza confessional, o ensino religioso é obrigatório para as escolas de ensino fundamental, mas facultativo aos alunos, como prevê artigo 33 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases): Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e ...
Será que o ensino confessional é legítimo?
- Com a decisão, o STF apenas garantiu que o ensino confessional é legítimo à luz da Constituição brasileira e não fere a laicidade do estado, mas não definiu como a disciplina deve ser ministrada, nem o que o poder público terá que fazer daqui para frente. Portanto, essa é uma questão que ainda está longe do fim. Created with Sketch.