Como a linguística entende o ensino aprendizagem da escrita?
Índice
- Como a linguística entende o ensino aprendizagem da escrita?
- Como pode ser compreendida a língua escrita?
- Qual deve ser o objetivo do ensino escolar da linguagem escrita?
- Como deve ser a aprendizagem da escrita?
- Em que se centra o processo de aprendizagem da escrita resposta?
- Qual é a teoria de Emília Ferreiro?
- Qual a importância da escrita no ensino e aprendizagem?
- Qual a ligação entre a língua e a produção escrita?
- Como a leitura e a escrita são usos secundários da língua?
- Quais são os métodos de ensino da leitura e da escrita?
Como a linguística entende o ensino aprendizagem da escrita?
Associar uma variedade linguística a comunicação escrita implica iniciar um processo de reflexão sobre tal variedade e um processo de “elaboração” da mesma. Escrever nunca foi e nunca vai ser a mesma coisa que falar: é uma operação que influi necessariamente nas formas escolhidas e nos conteúdos referenciais.
Como pode ser compreendida a língua escrita?
A escrita é compreendida a partir de sua pressuposta “autonomia” e avaliada como um “produto completo em si mesmo” (a interpretação lógica do texto independente do contexto de produção). Em oposição, o “Modelo Ideológico” considera a língua pelo estreito vínculo entre os usuários e as práticas sociais.
Qual deve ser o objetivo do ensino escolar da linguagem escrita?
O objetivo da alfabetização é promover nas crianças a aprendizagem do sistema da língua escrita. Em outras práticas de letramento é possível aprender apenas observando os outros fazendo, já na prática de alfabetização é necessário à mediação do professor.
Como deve ser a aprendizagem da escrita?
Deve respeitar as variedades lingüísticas e tomar cuidado para não cometer discriminação ou algum tipo de preconceito que poderá inibir o aluno, e não, ajuda-lo a aprender. Deve-se mostrar que existem muitas formas de falar, porém que a escrita deve ser única e segue determinadas normas.
Em que se centra o processo de aprendizagem da escrita resposta?
Resposta: Em aproveitar o uso real da escrita em cada contexto, facilitando a compreensão da sua utilidade e a apropriação das diversas convenções.
Qual é a teoria de Emília Ferreiro?
Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.
Qual a importância da escrita no ensino e aprendizagem?
- O domínio da escrita reveste-se de grande importância na sociedade atual; no entanto, nem sempre se tem dado a merecida atenção ao seu ensino e aprendizagem em contexto escolar.
Qual a ligação entre a língua e a produção escrita?
- Estabeleceu-se, por conseguinte, uma clara ligação entre o domínio relativo ao estudo do funcionamento da língua e o domínio da produção escrita. A dimensão pessoal foi activada por meio das escolhas que o sujeito efectua na construção do texto e por meio da fundamentação dessas escolhas, junto dos colegas com quem trabalhava.
Como a leitura e a escrita são usos secundários da língua?
- Conforme nos indica Sim-Sim (2001), “a leitura e a escrita são usos secundários da língua, não são competências adquiridas natural e espontaneamente como a língua oral, significa que têm mesmo de ser ensinadas, cabendo à escola a grande responsabilidade desse ensino” (p. 51).
Quais são os métodos de ensino da leitura e da escrita?
- MÉTODOS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA MÉTODOS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA Conceções de Docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico Sara Patrícia Dias Fernandes Provas destinadas à obtenção do grau de Mestre para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico maio de 2016