O que é a aprendizagem dialógica?
O que é a aprendizagem dialógica?
A aprendizagem dialógica ocorre em interações que aumentam a aprendizagem instrumental, favorecem a criação de sentido pessoal e social, são guiadas por princípios de solidariedade e em que a igualdade e a diferença são valores compatíveis e, mutuamente, enriquecedores (Aubert et al., 2008: 167).
O que é relação dialógica?
Para Bakhtin, o dialogismo — também chamado de "relações dialógicas" — são relações entre índices sociais de valores que constituem o enunciado, compreendido como unidade da interação social. ... Elas só são possíveis entre enunciados integrais de diferentes sujeitos do discurso".
O que é aprendizagem instrumental?
Quando falamos de dimensão instrumental, nos referimos à aprendizagem daqueles instrumentos fundamentais, como o diálogo, a reflexão e os conteúdos e habilidades escolares que constituem a base para se viver incluído na sociedade atual.
Quais são as relações de ensino-aprendizagem?
- As relações de ensino-aprendizagem se estabelecem de múltiplas maneiras: as crianças e adolescentes têm muito a aprender entre si, com colegas de outras faixas etárias, com as merendeiras e a equipe de limpeza.
Como funciona o processo de ensino e aprendizagem?
- O Processo de Ensino e Aprendizagem. Para tanto, alguns procedimentos são emergentes no processo de ensino e aprendizagem, como Libâneo (1993, p.145) nos ensina que a metodologia pode seguir três passos articulados entre si, a saber, síncrese, análise e síntese. “Do sincrético pelo analítico para o sintético”.
Qual a diferença entre aprendizagem e desenvolvimento?
- Jean Piaget apresentou uma distinção entre aprendizagem e desenvolvimento, afirmando que muitas pessoas confundem os dois conceitos. De acordo com o epistemólogo suíço, o desenvolvimento está relacionado não só ao desenvolvimento físico, mas também se refere ao sistema nervoso e às funções mentais, estando relacionado com a embriogênese e às ...
Quais são as dificuldades de aprendizagem?
- As dificuldades de aprendizagem resultam tanto de um funcionamento deficiente da escola como são devidas a fatores de ordem psicológica ou sócio-cultural. As deficiências sensoriais e físicas (visual, auditiva, motora) e as perturbações fisiológicas originam tipos específicos de dificuldades na aprendizagem.