adplus-dvertising

O que é o duodécimo orçamentário?

Índice

O que é o duodécimo orçamentário?

O que é o duodécimo orçamentário?

Duodécimo é um adjetivo ou substantivo masculino que classifica algo ou alguém que ocupa o décimo segundo lugar em uma série. Também pode ser uma fração que indica a décima segunda parte de alguma coisa. O ano civil está dividido em duodécimos, conhecidos como meses, que são doze.

Como se calcula o Duodecimo?

O valor do repasse do duodécimo é baseado na arrecadação de algumas receitas do exercício anterior à competência atual. Porém, em alguns casos, os Municípios ainda não dispõem dos dados fechados de arrecadação das receitas que entram como base de cálculo.

Como funciona o repasse dos duodécimos?

01 Duodécimo: quais as regras desse repasse da Prefeitura? O QUE SIGNIFICA DUODÉCIMO? É a repartição em 12 do valor a ser repassado à Câmara Municipal, durante todo o ano (exercício financeiro: 01 de janeiro a 31 de dezembro). Assim, cada mês recebe 1/12 (um doze avos) do total previsto.

Qual é o mês corresponde ao duodécimo mês do ano?

Quantidade de dias
Ordem dos mesesMêsDias
9Setembrotem 30 dias
10Outubrotem 31 dias
11Novembrotem 30 dias
12Dezembrotem 31 dias

Para que serve o duodécimo?

O duodécimo é um repasse devido pelo Poder Executivo (arrecadador dos tributos) aos outros poderes (Legislativo e Judiciário) e para alguns órgãos constitucionais, como o Ministério Público (MP), a Defensoria Pública (DP), o Tribunal de Contas (TCE), dentre outros.

Qual é o valor do duodécimo?

  • 2. Algo ou alguma coisa que é doze vezes menor que valor de uma unidade; que é divisível por doze (numeral fracionário); 3. Qualquer uma das 12 partes, de igual valor, que constituem um todo. Pagamentos: Função Pública recebe neste mês o primeiro duodécimo. 600 mil funcionários já têm a garantia.

Quais são as regras sobre o duodécimo?

  • 04 Outros atos podem conter regras sobre o duodécimo, emanadas do próprio Município (Iniciativa do Executivo e/ou Legislativo) e/ou do Tribunal de Contas competente (a exemplo do Provimento 56/2005 do TCE/PR). Lembrando: a) O duodécimo somente poderá ser repassado até o limite do orçamento anual.

Como é o pagamento em duodécimos?

  • O pagamento em duodécimos foi desde 2013 uma prática comum em Portugal. Os trabalhadores dos setores públicos e privado e também reformados viram o pagamento dos subsídios de férias e de Natal serem fracionados, ou seja, pagos em partes ao longo do ano, juntamente com o rendimento mensal (salário ou reforma).

Qual o rendimento mensal de um duodécimo?

  • Tal como aconteceu já em 2018 na função pública, caso opte por não receber em duodécimos, saiba que vai notar a diferença e pode ser considerável. O corte no rendimento mensal pode variar entre 41 euros e 89,72 euros para salários de 1.500 euros.

Postagens relacionadas: