adplus-dvertising

Quais são os transtornos específicos de aprendizagem?

Índice

Quais são os transtornos específicos de aprendizagem?

Quais são os transtornos específicos de aprendizagem?

Transtorno Específico da Aprendizagem é um termo guarda-chuva que abrange diferentes condições neurológicas que afetam a aprendizagem e o processamento de informações, como a dislexia e a discalculia. O termo é usado para descrever dificuldades específicas para adquirir habilidades acadêmicas básicas.

Quais são os sinais que percebemos em crianças com dificuldades de aprendizagem da )?

– Inabilidade para quebra-cabeças e espacialidade (não consegue perceber e diferenciar longe/perto, dispor em ordem peças de montagem, confunde sequencias visuais, etc.); – Não consegue ter boa coordenação visuo-motora em atividades bi-manuais, hiperatividade (agitação psicomotora excessiva e impulsividade);

Quais são os transtornos funcionais específicos?

Segundo classificação do MEC, são considerados como transtornos funcionais específicos a dislexia, a disortografia, a disgrafia, a discalculia, o transtorno de atenção e hiperatividade (TDAH), entre outros.

Como diagnosticar os distúrbios de aprendizagem?

  • Como diagnosticar os distúrbios de aprendizagem? Antes de lançar qualquer possibilidade de diagnóstico de distúrbio, é preciso que o aluno passe por uma avaliação especializada com profissionais da área de saúde.

Quais são os problemas de aprendizagem?

  • São consideradas como o conjunto de problemas de aprendizagem que afeta a forma como a criança processa a informação, resultando em adversidades quanto à sua capacidade de falar, soletrar, escutar, ler, escrever, raciocinar, organizar informação ou realizar cálculos matemáticos, interferindo com o seu desempenho escolar.

Como identificar a dificuldade de aprendizagem?

  • Entretanto, alguns dos alunos podem apresentar dificuldades de aprendizagem, pela não adaptação aos métodos pedagógicos. Entenda neste texto o que é a dificuldade de aprendizagem, como identificá-la e como a escola pode lidar com o assunto. Confira!

Quais são os professores mais importantes para o diagnóstico desses problemas?

  • Professores podem ser os mais importantes no processo de identificação e descoberta desses problemas, porém não possuem formação específica para fazer tais diagnósticos, que devem ser feitos por médicos, psicólogos e psicopedagogos.

Postagens relacionadas: