Qual a diferença de La Ninha e El Niño?

Qual a diferença de La Ninha e El Niño?
Ambos envolvem anomalias das temperaturas da superfície do oceano e da circulação atmosférica, resultando em extremos climáticos em todo o mundo. Enquanto o El Niño consiste no aquecimento anormal do Oceano Pacífico Equatorial, a La Niña é o inverso, provocando o resfriamento do Pacífico Equatorial.
O que causa o fenômeno La Niña?
A principal causa do La Niña é a intensificação dos ventos alísios, que sopram de leste para oeste na região da linha equatorial, gerando um aumento dos movimentos de ressurgência, quando as águas frias do fundo do oceano sobem para a superfície.
Quais são os efeitos do El Niño no Brasil?
- No Brasil, os efeitos são razoavelmente conhecidos e diversos de região para região. Os impactos não serão exatamente iguais todos os anos devido aos fatores que levam à variabilidade climática. Em anos de atividade do El Niño, as temperaturas geralmente sobem no inverno.
Quais são as consequências do El Niño e La Niña?
- As consequências do El Niño e La Niña influenciam consideravelmente a vida da população e também dos biomas do mundo. Afinal, tanto o aquecimento quanto o esfriamento das águas do Pacífico interferem nos fatores climáticos , trazendo seca quando o período seria de chuva, calor em excesso no inverno ou muita chuva.
Quais são os impactos do La Niña?
- Um destaque é que os ventos gerados pelo La Niña são mais fortes, tendo impactos consideráveis nas cidades e no campo, pois chegam a afetar a produtividade das lavouras. As chuvas também se intensificam, principalmente na Austrália e Indonésia, mas com impactos mundiais, inclusive no Brasil como veremos logo mais.
Quais as principais influências do El Niño?
- O fenômeno atinge mais as áreas centrais e norte, trazendo seca intensa em um estado que já sofre com o problema há anos. A região é pouca afetada, mas existem impactos no aumento das chuvas e da temperatura, principalmente no sul do Mato Grosso do Sul. A principal influência do El Niño é no aumento da temperatura média.