Qual a função do ducto nasolacrimal?
Índice
- Qual a função do ducto nasolacrimal?
- Onde se abre o ducto nasolacrimal?
- Quem recebe o ducto Lacrimonasal?
- O que é ductos lacrimais?
- Onde está localizado o Óstio Nasolacrimal e qual a sua função?
- Onde fica o hiato maxilar?
- O que acontece quando o canal lacrimal entope?
- Onde encontramos o Ostio do seio maxilar?
- Como o oftalmologista se depara com obstruções do ducto nasolacrimal?
- Qual a causa da obstrução do canal nasolacrimal?
- Qual a função do aparelho lacrimal?
- Como é criado o saco lacrimal?

Qual a função do ducto nasolacrimal?
O ducto nasolacrimal é parte do sistema de drenagem responsável pelo descarte de lágrimas.
Onde se abre o ducto nasolacrimal?
O ducto nasolacrimal tem início no saco lacrimal, continua rostralmente e se abre no assoalho da cavidade nasal, a aproximadamente 1 cm da abertura das narinas externas.
Quem recebe o ducto Lacrimonasal?
O saco lacrimal conecta os canalículos lacrimais superior e inferior, que drenam as lágrimas da superfície ocular, com o ducto nasolacrimal, que se abre para a cavidade nasal.
O que é ductos lacrimais?
Canal lacrimal é a denominação dada ao ducto que conduz a lágrima das glândulas lacrimais até a superfície do olho.
Onde está localizado o Óstio Nasolacrimal e qual a sua função?
O ducto nasolacrimal é uma extensão do saco lacrimal e seu início passa por um canal ósseo de aproximadamente 12 mm de comprimento, terminando no óstio lacrimal, que se abre na parede lateral do meato nasal inferior.
Onde fica o hiato maxilar?
Os seios maxilares comunicam-se com a cavidade nasal através de uma estrutura diminuta, chamada de óstio ou hiato maxilar; a movimentação da membrana ciliada, faz com que o muco presente no seio maxilar atravesse este reparo anatômico e chegue à cavidade nasal. Corte Coronal.
O que acontece quando o canal lacrimal entope?
Quando seu canal lacrimal está entupido, suas lágrimas não conseguem ser drenadas normalmente, levando a lacrimejamento e as vezes secreção e olhos irritados. Esta condição é causada por obstrução parcial ou total do sistema de drenagem lacrimal. O bloqueio do canal lacrimal é comum em recém-nascidos.
Onde encontramos o Ostio do seio maxilar?
Seio Maxilar Seu óstio natural situa-se profundamente no infundíbulo etmoidal, e em 88% dos casos encontra-se escondido pela mucosa interna do terço inferior do processo uncinado. A visualização de óstio no exame endoscópico do meato médio, com endoscópio de 0º corresponde geralmente à presença de um óstio acessório.
Como o oftalmologista se depara com obstruções do ducto nasolacrimal?
- Freqüentemente, o oftalmologista se depara com obstruções do ducto nasolacrimal e precisa lançar mão de procedimentos desobstrutivos ou criação de novo canal de eliminação, o que torna imprescindível o conhecimento anátomo-cirúrgico.
Qual a causa da obstrução do canal nasolacrimal?
- Uma obstrução do canal nasolacrimal leva à redução do eliminação no nariz, acúmulo e lacrimejamento excessivo. Em crianças, a causa mais comum de obstrução é devido a uma membrana na Válvula de Hasner, na extremidade distal do ducto lacrimal. Esta condição é chamada obstrução congênita do ducto nasolacrimal.
Qual a função do aparelho lacrimal?
- O aparelho lacrimal tem como função produzir e remover as lágrimas. As glândulas lacrimais, responsáveis pela produção da maior parte da lágrima, estão localizadas na região da órbita, entre o globo nasal e o ligamento orbital e o processo zigomático do osso frontal, temporalmente.
Como é criado o saco lacrimal?
- Colocado em um sulco profundo, o saco lacrimal é criado pelo osso lacrimal e pelo processo frontal da maxila. O osso lacrimal, o mais pequenino e menos resistente dos ossos da face, aloja o saco de sua metade superior através de uma abertura chamada de fossa lacrimal, ou fossa para o saco lacrimal.