Quais os cuidados de enfermagem com o dreno de Portovac?
Índice
- Quais os cuidados de enfermagem com o dreno de Portovac?
- Como desobstruir dreno de Portovac?
- Quais os drenos fechados?
- Quando se usa o dreno de Penrose?
- Como desobstruir dreno de sucção?
- Como tirar o líquido do dreno?
- Quais são as indicações para o controle de drenos?
- Quais são os tipos de drenos?
- Qual é o sistema de drenagem pós-operatória?
- Qual a bomba de drenagem?

Quais os cuidados de enfermagem com o dreno de Portovac?
Cuidados:
- Mantenha o reservatório sanfonado sempre abaixo do local onde o dreno está inserido. ...
- Use roupas mais largas para acomodar bem o dreno. ...
- Lave bem as mãos com água e sabão.
- Feche o pinçador (Clamp) do tubo.
- Esvazie a bolsa sanfonada dentro de um frasco graduado, como uma mamadeira, copo ou jarra.
Como desobstruir dreno de Portovac?
O procedimento para desobstrução de um dreno de aspiração consiste na realização imediata de uma massagem na extensão do dreno. A obtenção de êxito na desobstrução depende de alguns fatores como: tempo que este dreno está obstruído, se estava fechado o clamp, ou da coagulação da drenagem.
Quais os drenos fechados?
O Dreno de Sucção de Sistema Fechado, ou conhecido popularmente como Dreno de Portovac, é um sistema de drenagem fechado que utiliza de uma leve sucção (vácuo), apresentando um aspecto de sanfona.
Quando se usa o dreno de Penrose?
O dreno de penrose é um dreno feito de material emborrachado, como látex ou silicone, e é largamente utilizado em cirurgias que acarretam possível acúmulo de líquidos no pós-operatório, sejam infectados ou não.
Como desobstruir dreno de sucção?
Na presença de coágulos obstruindo o dreno, uma pessoa pode tentar desobstruí-la. Para isso, deve pegar a presilha da mangueira e fechá-la próximo à saída da pele , e então levá-la em direção à sanfoma para levar os coágulos para a mesma. Esta operação deve ser repetida algumas vezes até a desobstrução da mangueira.
Como tirar o líquido do dreno?
Para esvaziar o dreno de sucção siga rigorosamente os seguintes passos:
- Lave as mãos;
- Clampeie o dreno;
- Retire cuidadosamente a tampinha para evitar contaminação da mesma;
- Despreze o débito do dreno.
Quais são as indicações para o controle de drenos?
- As indicações para colocação de controle de drenos são específicas para cada tipo de dreno. Podem ser classificados em : - Dreno aberto, ex.: penrose; - Dreno de sucção fechada; - Dreno de reservatório; - Cateteres para drenagem de abscesso.
Quais são os tipos de drenos?
- Dreno pode ser definido como um objeto de forma variada, produzido em materiais diversos, cuja finalidade é manter a saída de líquido de uma cavidade para o exterior. As indicações para colocação de controle de drenos são específicas para cada tipo de dreno. Podem ser classificados em : - Dreno aberto, ex.: penrose; - Dreno de sucção fechada;
Qual é o sistema de drenagem pós-operatória?
- É composto por um sistema fechado de drenagem pós-operatória, de polietileno, com resistência projetada para uma sucção contínua e suave.
Qual a bomba de drenagem?
- Possui uma bomba de aspiração com capacidade de 500 ml, com um cordão de fixação, uma extensão intermediária em PVC com pinça corta-fluxo e um conector de duas ou três vias, e um cateter de drenagem com agulha de aço cirúrgico (3,2 mm, 4,8 mm ou 6,4 mm) utilizada para perfurar o local de passagem do dreno.