Como é a construção de uma represa?

Como é a construção de uma represa?
As barragens são feitas de forma a acumularem o máximo de água possível, tanto através da chuva como também pela captação da água caudal do rio existente. Faz-se a barragem unindo as duas margens aprisionando a água na albufeira (represa artificial das águas correntes ou pluviais, para irrigação).
Como é feita uma barragem de terra?
Para fazer o núcleo impermeável, a terra é lançada em uma das cabeceiras e empurrada na vala com um trator. Após o total preenchimento, a terra é compactada. A base da barragem é medida, por meio da projeção horizontal de cada talude, a partir da marcação da crista.
Como que se faz uma barragem?
Sua construção é feita escavando-se uma vala no sentido transversal das descidas das águas até a rocha ou camada impermeável. Dentro da vala, estende-se um plástico de polietileno com espessura 200 micra por toda sua extensão, fechando-a em seguida com a terra que foi retirada na sua abertura.
Quais alterações acontecem quando ocorre a construção de uma represa?
Aumento de navegação e transporte; Desmatamento em geral e perda da vegetação inundável; Intensificação das atividades de mineração; Alterações nas condições químicas e físicas das águas (qualidade da água) – temperatura, oxigênio dissolvido, pH (por acidificação), nutrientes (por eutrofização).