adplus-dvertising

O que é considerado um diálogo intercultural e qual o objeto de tal diálogo?

Índice

O que é considerado um diálogo intercultural e qual o objeto de tal diálogo?

O que é considerado um diálogo intercultural e qual o objeto de tal diálogo?

No caso de um diálogo intercultural, a troca não é apenas entre diferentes saberes, mas também entre diferentes culturas, ou seja, entre universos de sentido diferentes e, em grande medida, incomensuráveis.

Qual a importância do diálogo intercultural?

O diálogo entre culturas é, portanto, um fator essencial para a construção de uma cultura de paz. ... Para além disso, o diálogo intercultural contribui ainda para a riqueza das produções culturais e artísticas, já que favorece sincretismos e o surgimento de diferentes leituras e interpretações de um único bem cultural.

O que é necessário para haver interculturalidade?

É necessário a existência de valores interculturais para podermos viver em conjunto, isto é, chegarmos a consenso e a um conjunto de valores universalmente respeitados, tais como a tolerância, a aceitação e o respeito mútuos.

Quais os 3 tipos de multiculturalismo que tendem a interculturalidade?

Candau (2012) apresenta três sentidos distintos de multiculturalismo: 1) assimilacionista; 2) diferencialista e 3) interativo. O primeiro é aquele que reconhece a não existência do direito à diferença: as ações políticas visam inserir todos na cultura hegemônica sem, contudo, mudar as estruturas da sociedade.

Quais são os diálogos interculturais?

  • Parte I – Diálogos Interculturais Tornando-se uma Xamã Étnica Okinawana no Brasil – A Xamanização como um Processo Subjetivo e Criativo de Reculturalização27 Koichi Mori A Produção da Alteridade na Metrópole: Desigualdade, Segregação e Diferença em São Paulo 59 Maura Pardini Bicudo Véras

Qual o papel do diálogo entre culturas?

  • O diálogo entre culturas é, portanto, um fator essencial para a construção de uma cultura de paz. Simultaneamente, tem um papel muito importante na coesão social, já que as sociedades são cada vez mais heterogéneas e possuem elementos de diferentes origens culturais.

Quais são os sujeitos da interculturalidade?

  • Reúne textos com capacidade de nos surpreender e emocionar. São muitos e diversos os sujeitos: o coreano, a muçulmana, o in- dígena, os expatriados, os migrantes. Também variam os contextos de objetivação da interculturalidade analisados: educação popular, saúde pública, saúde mental e urbanização.

Quais são os elementos essenciais para haver diálogo?

  • A liberdade e a capacidade de expressão, assim como a vontade e a capacidade de ouvir o que os outros têm a dizer, são elementos indispensáveis desta. Para haver dialogo é necessário primeiro encontrar elementos comuns entre seus objetos. Nunca teremos uma relação sem meios relacionais.

Postagens relacionadas: