adplus-dvertising

O que está presente no discurso direto?

Índice

O que está presente no discurso direto?

O que está presente no discurso direto?

O discurso direto é a reprodução de maneira direta da fala das personagens ou seja, a reprodução integral , literal e bloquial, introduzida por travessão. Nessa estrutura, as falas são acompanhadas por um verbo declarativo, seguido de dois pontos e travessão.

Qual a diferença entre discurso direto e discurso indireto?

  • Essa diferença é, basicamente, o que justifica o emprego do discurso direto e indireto. Do ponto de vista formal, ambos têm a mesma função: inserir falas e pensamentos de personagens em textos narrativos.

Qual é a estrutura principal do discurso direto?

  • É antecedido pelo travessão, que indica quando começa a fala de uma personagem e quando há a mudança de interlocutores. Nota: Apesar de ser essa a estrutura principal do discurso direto, alguns autores optam por colocar o discurso direto entre aspas, atuando como uma citação ou transcrição.

Por que o discurso direto é melhor para aproximar o leitor?

  • O discurso direto é melhor para aproximar o leitor dos personagens, ao permitir que eles falem por si na narrativa. O discurso indireto, por sua vez, é mais “frio” e direto ao ponto, conferindo, portanto, mais fluidez e ritmo a uma história. Ao transpor entre um e outro, algumas regras devem ser observadas.

Qual é o discurso mais natural entre os tipos de discurso?

  • Este é o mais comum e natural entre os tipos de discurso. Consiste na transcrição exata da fala dos personagens, sem participação do narrador. É uma forma de dar vida própria aos personagens, fazendo o leitor ficar mais interessado e mergulhar na história.

Postagens relacionadas: