Quais os requisitos para o divórcio extrajudicial?
Índice
- Quais os requisitos para o divórcio extrajudicial?
- Quando o divórcio pode ser extrajudicial?
- Como funciona o divórcio extrajudicial?
- É necessário advogado para divórcio extrajudicial?
- É possível o divórcio por escritura pública?
- Qual o divórcio extrajudicial mais rápido?
- Qual o divórcio judicial?
- Quem pode pedir o divórcio?
- Será que o divórcio deverá ser judicial?

Quais os requisitos para o divórcio extrajudicial?
Requisitos - Divórcio Extrajudicial
- DIVÓRCIO EXTRAJUDICIAL.
- 1- CONSENSO:
- 2- INEXISTÊNCIA DE FILHOS MENORES OU INCAPAZES:
- 3- ESCRITURA LAVRADA EM TABELIONATO DE NOTAS:
- 4- NECESSIDADE DE SER ASSISTIDO POR ADVOGADO:
- 5- DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
- a) certidão de casamento;
- b) documento de identidade oficial e CPF/MF;
Quando o divórcio pode ser extrajudicial?
Os requisitos para que o divórcio seja extrajudicial, feito em cartório, são: Que ele seja consensual, que ambas as partes estejam de acordo com todos os termos do divórcio; Que o casal não tenha filhos menores ou incapazes; Que a mulher não esteja grávida.
Como funciona o divórcio extrajudicial?
O divórcio extrajudicial nada mais é do que um divórcio celebrado em cartório e não requer procedimento judicial. Desde a promulgação da Lei nº 11.441, em 2007, o divórcio extrajudicial pode ser realizado em cartório.
É necessário advogado para divórcio extrajudicial?
No divórcio consensual extrajudicial não há necessidade de juiz, nem promotor, mas há necessidade de advogado particular ou defensor público.
É possível o divórcio por escritura pública?
O divórcio pode ser formalizado por Escritura Pública, no Cartório de Notas, mesmo quando seja precedido de separação judicial, ou seja, decidida ou homologada por um juiz de direito, no Poder Judiciário.
Qual o divórcio extrajudicial mais rápido?
- O divórcio extrajudicial é o mais rápido e fácil. Contudo, ele só é possível quando o casal não possui filhos nem divergências O divórcio extrajudicial é o tipo de divórcio mais rápido de todos, já que acontece no cartório. Além disso, é sem a presença do juiz.
Qual o divórcio judicial?
- O divórcio judicial é aquele feito mediante um processo. Logo, ele é distribuído na justiça comum do poder judiciário; Por sua vez, o divórcio extrajudicial é realizado no cartório. Além disso, lembramos que o divórcio judicial pode ser tanto consensual quanto litigioso. Assim, o divórcio consensual acontece quando vocês estão em comum acordo.
Quem pode pedir o divórcio?
- No divórcio por mútuo consentimento, os cônjuges decidem, por mútuo acordo, terminar o casamento, sem que seja preciso divulgar as causas. Podem manter os apelidos que adotaram pelo casamento, se houver autorização do outro ou o tribunal autorizar. Quer iniciar um processo de divórcio? Quem pode pedir Como pedir Quanto custa Onde pedir
Será que o divórcio deverá ser judicial?
- O divórcio deverá ser judicial. Isso porque, no processo, o juiz possibilitará o acompanhamento do Ministério Público visando a preservação dos interesses dos incapazes envolvidos. Mas, se o filho menor for emancipado, o divórcio poderá ser efetivado pela via extrajudicial.