O que é Dadaísmo e suas características?

O que é Dadaísmo e suas características?
O Dadaísmo, ou simplesmente “Dadá”, foi um movimento artístico pertencente às vanguardas europeias do século XX, cujo lema era: "a destruição também é criação". Foi considerado o movimento propulsor das ideias surrealistas e tinha um caráter ilógico, anti-racionalista e de protesto.
Quais são as características do dadaísmo?
- Além disso, o movimento dadá também tem como características a espontaneidade, improvisação e irreverência artística. Como o sentimento de nacionalismo era usado na guerra para alimentar nas nações a crença de superioridade em relação a outra, o dadaísmo negava qualquer tipo de nacionalismo e patriotismo.
Quem são os fundadores do dadaísmo?
- Hugo Ball e o romeno Tristan Tzara são considerados os fundadores do Dadaísmo. Tanto é que Ball leu o primeiro manifesto dadaísta em 14 de junho de 1916. Ambos diziam que Dada era uma nova tendência de arte. A ideia do alemão e do romeno era convidar artistas e intelectuais para fazer apresentações e leituras diárias no Cabaret Voltaire.
Por que o dadaísmo não possui nenhum significado?
- Os integrantes do dadaísmo eram totalmente contra a guerra, que era motivada por motivos capitalistas, e aos valores burgueses da época. Os dadaístas também atacavam qualquer tipo de sentimento que remetesse ao nacionalismo ou ao materialismo. Refletindo o espírito desta vanguarda, a escolha do nome “dadaísmo” não possui nenhum significado ...
Quais as expressões mais famosas do dadaísmo?
- Além disso, são famosas as assemblages (no francês, colagens com materiais) e fotomontagens. Uma das expressões mais famosas do Dadaísmo eram as fotomontagens.