Qual o papel do assistente social na Defensoria Pública?
Índice
- Qual o papel do assistente social na Defensoria Pública?
- Qual a maior demanda de atribuição do assistente social no sócio jurídico?
- Como a dimensão educativa do profissional de Serviço Social e colocada em prática nesse campo?
- Quanto ganha um assistente social que trabalha na Defensoria Pública?
- Qual o papel do assistente social no Tribunal de Justiça?
- O que faz o assistente social na área jurídica?
- Qual a dimensão técnica dos assistentes sociais?
- Qual a realidade do assistente social?
- Qual a habilidade do assistente social?
- Como o assistente social ampliou os espaços sociais?

Qual o papel do assistente social na Defensoria Pública?
O Serviço Social na Defensoria Pública, realiza suas intervenções com vistas a prevenção, promoção e garantiade acesso ao direito, tendo em vista as diversassituações de violação de direitos que chega à Defensoria.
Qual a maior demanda de atribuição do assistente social no sócio jurídico?
O estudo social é, historicamente, a maior demanda de atribuição ao/à assistente social no sociojurídico.
Como a dimensão educativa do profissional de Serviço Social e colocada em prática nesse campo?
A dimensão educativa na prática do Assistente Social caracteriza-se não apenas pela a sua base epistemológica, mas, principalmente, pela possibilidade deste profissional trabalhar as características individuais, articuladas no coletivo dos sujeitos usuários dos serviços sociais.
Quanto ganha um assistente social que trabalha na Defensoria Pública?
A média salarial de um assistente social, de acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), é de R$ 5.000, considerando um momento intermediário da carreira. Os cargos de alto escalão, naturalmente, ultrapassam este valor – a média no auge da profissão é de R$ 6.000.
Qual o papel do assistente social no Tribunal de Justiça?
Dessa forma, o papel do assistente social do judiciário vai além de emitir laudos, realizar visitas e elaborar estudos, perpassa, também, pela proposição de ações que venham a contribuir para que os espaços profissionais dentro do judiciário sejam de garantia de direitos coletivos.
O que faz o assistente social na área jurídica?
Os principais instrumentos de trabalho utilizados pelo assistente social nesse espaço são as entrevistas sociais, visitas domiciliares e institucionais, entendimentos profissionais e administrativos, relatórios, laudos, pareceres e reuniões (idem).
Qual a dimensão técnica dos assistentes sociais?
- Dimensão técnica – operativa - viabilizada pelas capacidades dos assistentes sociais em utilizar os instrumentos e elementos que pautam o seu trabalho articulado com a prática profissional formando competências essenciais ao exercício da profissão.
Qual a realidade do assistente social?
- Uma prática sólida, fundamentada e baseada nos princípios éticos do serviço social, é de extraordinária acuidade na prática profissional do Assistente Social, pois a mesma harmoniza uma maior acessibilidade de perpendiculares os mandatários que recorrer aos serviços ora proporcionados. No entanto essa realidade não é tão aparente assim.
Qual a habilidade do assistente social?
- Para isso, o assistente social deve possuir habilidade técnica, numa perspectiva de obter um conhecimento contextualizado da realidade social, no meio em que está inserido, bem como no segmento de sua atuação, para que assim, possa nortear suas ações.
Como o assistente social ampliou os espaços sociais?
- Atualmente, é visível o quanto a profissão ampliou os espaços sócio-ocupacionais. É possível encontrar o assistente social atuando em todas as áreas, a exemplo da previdência social, da saúde, empresas privadas, na educação, judiciário, assistência social, movimentos sociais urbanos e rurais, em ONGs dentre outros.