O que é um diagnóstico sorológico?
Índice
- O que é um diagnóstico sorológico?
- Quais são os diagnósticos da Covid-19?
- Como é feito o diagnóstico laboratorial da Covid-19?
- Como podem ser feitos o diagnóstico sorológico da doença de Chagas?
- Como funciona o teste Sorologico Covid?
- Qual exame detecta anticorpos Covid?
- Quais os tipos de exame para Covid?
- Quais exames laboratoriais para Covid-19?
- Qual a vantagem do exame de sorologia?
- Qual a imunoglobulina predominante no soro?
- Quais são os resultados do teste serológico?
- Qual a importância do diagnóstico das infecções virais?

O que é um diagnóstico sorológico?
O exame sorológico é baseado na sorologia, um conceito utilizado especialmente no campo da medicina que se refere a um exame de laboratório efetuado para comprovar a presença de anticorpos no sangue, ou seja, determinar concretamente sua presença.
Quais são os diagnósticos da Covid-19?
O diagnóstico pode ser feito por investigação clínico-epidemiológica, anamnese e exame físico adequado do paciente, caso este apresente sinais e sintomas característicos da covid-19.
Como é feito o diagnóstico laboratorial da Covid-19?
A resposta imune à infecção por SARS-CoV-2, causador da COVID-19, permite a detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG em sangue total, soro ou plasma, através de testes sorológicos. Todavia, a janela imunológica pode acabar facilitando a ocorrência de falsos-negativos.
Como podem ser feitos o diagnóstico sorológico da doença de Chagas?
O diagnóstico da doença de Chagas se dá em sua grande maioria por exames de sangue, sendo que o diagnóstico do agente causador poderá ser identificado por meio de métodos laboratoriais de visualização do parasito direto ou indiretamente, e por presença de anticorpos no soro.
Como funciona o teste Sorologico Covid?
Compartilhar: A sorologia diz respeito à mensuração da quantidade de anticorpos no soro (parte líquida do sangue) de uma pessoa que está ou esteve infectada. O teste de sorologia deve ser realizado pelo menos 10 dias após o aparecimento dos sintomas característicos da COVID-19.
Qual exame detecta anticorpos Covid?
O RT-PCR (ou simplesmente PCR) busca identificar o RNA do Sars-CoV-2 a partir de uma pequena amostra de secreção (coletada do nariz ou da garganta). Na prática, ele mostra se a pessoa está infectada (na fase aguda da doença).
Quais os tipos de exame para Covid?
O teste sorológico é realizado a partir de diferentes tecnologias. O imunoensaio enzimático (ELISA) revela a presença de IgA e IgG. Já o sorológico por quimioluminescência (CLIA) é baseado na emissão de luz produzida por reações químicas e discrimina IgM (fase aguda da doença) e IgG (os anticorpos de memória).
Quais exames laboratoriais para Covid-19?
Deve-se incluir: hemograma, função renal, enzimas hepáticas, eletrólitos, coagulograma, provas inflamatórias, gasometria arterial, CPK, LDH e D-dímero.
Qual a vantagem do exame de sorologia?
- A vantagem é utilizar o exame de sorologia para diagnosticar essas patologias, logo nos estágios iniciais. Dessa forma, o profissional médico consegue indicar o tratamento mais adequado, aumentando as chances de cura ou amenizar os sintomas, o exame também é uma maneira indireta de atuar no combate do contágio.
Qual a imunoglobulina predominante no soro?
- Esta imunoglobulina é o anticorpo de memória produzido em grandes quantidades durante a infecção e que persiste por toda a vida, após a infecção viral. A IgG também é a imunoglobulina predominante no soro, representando aproximadamente 76%, em comparação com 16% de IgA, 8% de IgM e menos de 1% de IgD e IgE.
Quais são os resultados do teste serológico?
- Interpretação de resultados do teste serológico Ac. SARS-CoV-2 IgG e IgM: O anticorpo anti-SARS-CoV-2 da classe IgG é detetável entre o 10º e o 20º dia depois do início dos sintomas. Se for indetetável após 20 dias do início dos sintomas (ou 23-25 depois do início da infeção), a infeção por COVID19 pode ser excluída;
Qual a importância do diagnóstico das infecções virais?
- O diagnóstico das infecções virais emergiu nas últimas décadas como uma importante ferramenta na medicina, contribuindo de forma efetiva na identificação do patógeno, direcionando o tratamento da doença.