Como é feita a nomenclatura das aminas?

Como é feita a nomenclatura das aminas?
A nomenclatura oficial das aminas é feita escrevendo-se a palavra “amina” como sufixo, e os prefixos são dados pelo grupo orgânico ligado ao nitrogênio. As aminas são compostos orgânicos provenientes da substituição de um ou mais hidrogênios da amônia (NH3) por grupos orgânicos.
Qual o grupo funcional das aminas?
As aminas são compostos orgânicos identificados pelo grupo funcional derivado da amônia (NH 3), em que há a troca de um, dois ou três hidrogênios ligados ao nitrogênio por cadeias carbônicas.
Qual a regra de nomenclatura de uma amina?
- Uma amina apresenta, no mínimo, um radical (R) qualquer, ligado ao elemento nitrogênio (N). Assim, a regra de nomenclatura deve ser: Nome (s) do (s) radical (is) + amina Como podemos observar acima, a regra de nomenclatura das aminas apresenta uma variação, podendo ser utilizada no singular ou no plural.
Qual é o nome das aminas?
- Sendo assim, o seu nome é butil-isopropil-vinilamina. No entanto, as aminas podem ser encontradas em três estados de agregação, sendo eles: Sólidas: aminas com mais de 12 átomos de carbono. Contudo, tanto a metilamina quanto a etilamina possuem um cheiro semelhante ao da amônia.
Qual o nome da substância amina?
- E por fim o sufixo, que é a palavra amina. Para o entendimento ficar mais fácil, observe os exemplos abaixo: Nesse exemplo, note que há dois átomos de carbono, sendo assim, o prefixo será “et”. Quanto as ligações entre os átomos de carbono, elas são simples, então, o infixo fica “an”, e o sufixo amina. Nesse caso, o nome da substância é etanamina.
Como realizar a nomenclatura de uma amida?
- Para realizar a nomenclatura de uma amida, basta seguir a regra proposta pela IUPAC: do número + indicativo do + amida Vale salientar que a nomenclatura da amida independe de conhecermos ou não as regras de nomenclatura de um ácido carboxílico ou de uma amina. Veja alguns exemplos de nomenclatura de amidas: