O que causa câncer de cólon?

O que causa câncer de cólon?
São pessoas que herdaram mutações genéticas que causam a doença. As mais comuns são: síndrome de Lynch e polipose adenomatosa familiar. Outras, mais raras, são: síndrome de Gardner, síndrome de Turcot, síndrome de Peutz-Jeghers e polipose MUTYH.
Quais os sintomas do câncer colorretal?
Sinais e sintomas do Câncer Colorretal
- Diarreia ou constipação.
- Sensação de que o intestino não é completamente esvaziado.
- Presença de sangue nas fezes.
- Dor abdominal tipo cólica, sensação de inchaço abdominal.
- Cansaço e fadiga.
- Perda de peso sem um motivo específico.
Por que o câncer de cólon é mais frequente?
- O câncer de cólon é mais frequente em pessoas após 50 anos de idade ou nos que pertencem a grupos de risco como os com histórico familiar de colite ulcerosa, pólipos colorretais grandes, doença de Crohn, tabagistas e obesos. Caso exista a suspeita desta doença, selecione a seguir os sintomas que possam estar presentes:
Qual a sua história de câncer de cólon?
- História familiar de câncer de cólon → Se você tem um familiar com história de câncer do cólon, mesmo que a sua família não apresente nenhuma das mutações genéticas descritas acima, o seu risco de também ter um adenocarcinoma do cólon é duas vezes maior que o da população em geral.
Por que trata-se de câncer de cólon?
- Estatisticamente, parece realmente tratar-se de doença hereditária, não obrigatória. Acredita-se que pessoas com avós, pais e irmãos com câncer de cólon expostos a fatores de risco têm muito mais chance de desenvolver a doença, daí a necessidade de se realizarem exames preventivos.
Quando é feito o diagnóstico do câncer de cólon?
- Na maioria das vezes, o diagnóstico é feito quando já há o desenvolvimento do câncer de cólon em pacientes jovens. Nesse caso, todos os familiares diretos devem ser submetidos a colonoscopia para que o diagnóstico seja feito o mais precocemente possível. Nesses casos o câncer não aparece como pólipo, se desenvolvendo diretamente em um tumor maior.