adplus-dvertising

Como surge o daltonismo?

Índice

Como surge o daltonismo?

Como surge o daltonismo?

Na maioria dos casos, a pessoa já nasce daltônica. Trata-se de uma predisposição genética passada de pai para filho. Muito raro, o daltonismo adquirido é causado por alguma doença que atinge o nervo óptico ou pela degeneração macular associada à idade.

Quais as formas mais leves de daltonismo?

  • As formas mais leves de daltonismo pouco interferem na qualidade de vida das pessoas que podem tirar carta de motorista, uma vez que é possível associar a cor do símbolo à posição da luz nos semáforos e entender o que isso significa; O daltonismo é uma disfunção que faz a pessoa ver as cores de forma diferente.

Qual a diferença entre o daltonismo e a visão?

  • Daltonismo é um distúrbio da visão que interfere na percepção das cores. Também chamado de discromatopsia ou discromopsia, sua principal característica é a dificuldade para distinguir o vermelho e o verde e, com menos frequência, o azul e o amarelo. Em maior ou menor grau, essa é a única alteração visual que os daltônicos apresentam.

Quais são os episódios de daltonismo?

  • Raros são os episódios de daltonismo não transmitidos por herança genética, mas adquiridos em virtude de trauma nos órgãos da visão, deslocamento da retina, tumores cerebrais ou lesões neurológicas, por exemplo. Cada cor do arco-íris corresponde a um comprimento diferente de onda de luz.

Como fazer o diagnóstico para daltonismo?

  • O exame de fundo de olho não é capaz de denunciar quaisquer tipos de anormalidades nos olhos, por isso o diagnóstico para daltonismo deve ser feito a partir de duas abordagens distintas, mas que, unidas, garantem um diagnóstico muito mais rápido e preciso.

Postagens relacionadas: