adplus-dvertising

Qual exame é o C3?

Índice

Qual exame é o C3?

Qual exame é o C3?

Material a ser analisado: Sangue obtido por punção da veia do braço. Objetivo do exame: Identificação de indivíduos com déficit deste fator e averiguação de doenças auto imunes. É uma beta 1 globulina, cuja síntese começa no fígado.

Quais são os componentes do C3?

  • C3, COMPLEMENTO SÉRICO Descrição. Exame utilizado na avaliação de pacientes portadores de doenças que evoluem com a presença de imunocomplexos, que ativam a via clássica do complemento. Entre as principais doenças que cursam com a presença de imunocomplexos podemos destacar o LES, as glomerulonefrites e as crioglobulinemias.

Quais são as funções do complemento?

  • As proteínas do sistema complemento possuem várias funções biológicas (p. ex., estimulam a quimiotaxia e a desgranulação dos mastócitos independente da IgE). Há 3 vias de ativação do complemento (ver figura Vias de ativação do complemento ):

Como é utilizada a dosagem do C3?

  • A dosagem do C3 é utilizada para a avaliação de portadores de doenças que evoluem com a presença de imunocomplexos, os quais ativam a via clássica do complemento, como o lúpus eritematoso sistêmico (LES), as glomerulonefrites e as crioglobulinemias. O consumo predominante ou seletivo do C3

Quais são as deficiências de componentes específicos do complemento?

  • As deficiências ou defeitos de componentes específicos do complemento foram associados a distúrbios específicos como: Deficiência de C1, C2, C3, MBL, MASP-2, fator H, fator I ou receptor de complemento 2 (CR2): sensibilidade a infecção bacteriana recorrente.

Postagens relacionadas: