O que é o código de Gortina quando ele foi produzido?
![O que é o código de Gortina quando ele foi produzido?](https://i.ytimg.com/vi/YENZRpTF6IY/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCOADEI4CSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBM12SfKfXbp-0K90N6NqdPgcyliw)
O que é o código de Gortina quando ele foi produzido?
É esperado que os estudantes identifiquem que o Código de Gortina é “Uma extensa inscrição em pedra do século V a.C. registrando várias leis civis da cidade de Gortina, em Creta” e que foi escrita no século V a.C. O Código de Gortina não era igualitário, ele distinguia pessoas livres de escravas e homens de mulheres, ...
O que é código de Gortina?
O código legal da cidade de Gortina Entre os arqueólogos, historiadores e classicistas, Gortina é conhecida hoje em dia principalmente pela descoberta em 1884 do chamado "Código de Gortina", que é o mais antigo e o mais completo código legal grego conhecido.
Onde e como foi escrito o Código de Lei gortina?
“Uma extensa inscrição em pedra do século V a.C. registrando várias leis civis da cidade de Gortina, em Creta. A inscrição está escrita em doze colunas no dialeto dórico de Creta, as letras são arcaicas e as linhas correm de um lado para outro (da direita para a esquerda e depois da esquerda para a direita).
Qual o papel do cidadão na Grécia Antiga?
Na Grécia, a cidadania era exercida diretamente pelo cidadão, que tinha o direito de propor e aprovar leis. Nesse contexto, os cidadãos tinham condições de opinar sobre a rotina da sociedade. Por causa do poder concedido ao cidadão na Grécia Antiga, poucas pessoas tinham esse status.
Como era a cidadania na Grécia e na Roma antiga?
Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses. ... Comerciantes, artesãos, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos.
Qual o papel do cidadão dentro da sua pólis?
MAS QUAL O PAPEL DO CIDADÃO DENTRO DE SUA “PÓLIS”? O exercício da cidadania exige AÇÃO por parte de cada cidadão. Não basta apenas reclamar e exigir direitos. ... Ser cidadão significa não só ter acesso a diretos civis, políticos e sociais, mas também ter consciência desses direitos e cobrar pelo seu exercício.