Qual código GFIP para periculosidade?
![Qual código GFIP para periculosidade?](https://i.ytimg.com/vi/K_O5VEpdzZ8/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLAWfYPC5O4CCnOOPvRrwrA8AZdI9A)
Qual código GFIP para periculosidade?
Código 06. Indica a exposição a agente nocivo previsto na legislação previdenciária (aposentadoria especial após 15 anos de atividade).
O que é código GFIP 01?
O código 01 somente é utilizado para o trabalhador que esteve e deixou de estar exposto a agente nocivo, como ocorre nos casos de transferência do trabalhador de um departamento (com exposição) para outro (sem exposição).
Como informar periculosidade na sefip?
Para os trabalhadores com mais de um vínculo empregatício (ou mais de uma fonte pagadora), informar os códigos a seguir: 05 – Não exposto a agente nocivo; 06 – Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 15 anos de trabalho); 07 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 20 anos de trabalho);
Por que o GFIP é obrigatório?
- ATENÇÃO PARA O USO OU NÃO USO DOS CÓDIGOS! GFIP – Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações Previdenciárias, instituído pela Lei nº 9528, de 97. Os códigos do GFIP são obrigatórios no PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).
Qual a função da GFIP?
- A GFIP (Guia de Recolhimento de FGTS e de Informações à Previdência Social) tem duas principais funções: Recolher o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço); Enviar dados pessoais e demais informações sobre os segurados para a Previdência Social, para que estes possam usufruir de seus direitos trabalhistas.
Qual o código de recolhimento da GFIP?
- Código de recolhimento GFIP Conclusão O que é GFIP? A GFIP é a Guia de Recolhimento de FGTS e de Informações à Previdência Social. Ela tem com função principal recolher o FGTS, mas também enviar informações sobre os assegurados para a Previdência Social.
Qual é o código GFIP do INSS?
- Dessa forma, esse código define se o trabalhador foi exposto a algum agente nocivo durante o período de trabalho. Esse documento deve ser entregue ao INSS. Nesse documento deve ser inserido um código GFIP.