adplus-dvertising

Qual estratégia a OMS estimula usar para diagnóstico clínico de tuberculose pulmonar?

Índice

Qual estratégia a OMS estimula usar para diagnóstico clínico de tuberculose pulmonar?

Qual estratégia a OMS estimula usar para diagnóstico clínico de tuberculose pulmonar?

Em 1993, a Organização Mundial da Saúde declarou a TB como uma EMERGÊNCIA GLOBAL e lançou a estratégia DOTS (Directly Observed Treatment, Short-course), como a forma mais eficaz e de melhor custo-benefício de controle da doença em nível mundial.

Quais as principais prioridades do Programa de Controle de tuberculose?

As ações para o controle da tuberculose no Brasil têm como meta diagnosticar pelo menos 90% dos casos esperados e curar pelo menos 85% dos casos diagnosticados. A expansão das ações de controle para 100% dos municípios complementa o conjunto de metas a serem alcançadas.

Como se classifica à tuberculose?

Normal – os que não apresentam imagens patológicas nos campos pulmonares. Seqüela – os que apresentam imagens sugestivas de lesões cicatriciais. Suspeito – os que apresentam imagens sugestivas de tuberculose. Outras doenças – os que apresentam imagens sugestivas de pneumopatia não tuberculosa.

Quando começou a descoberta do bacilo da tuberculose?

  • Com a descoberta do bacilo da tuberculose por Koch em 1882, ascenderam-se as esperanças de se imunizar organismos passivamente com a administração de anticorpos extraídos do sangue de animais tuberculizados.

Qual é o recrutamento das células de Mycobacterium tuberculosis?

  • Nos infectados com o Mycobacterium tuberculosis, é grande o recrutamento das células CD4, sendo identificadas em número elevado no líquido de lavagem broncoalveolar, de pacientes tuberculosos (23). Estas células assim como CD8 são capazes, em certas condições, junto com as Th2 de lisar macrófagos com micobactérias fagocitadas (25,92).

Quem é o professor titular de tuberculose e pneumologia?

  • Professor Titular de Tuberculose e Pneumologia da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro do Comitê Técnico- Científico de Assessoramento em Tuberculose do Ministério da Saúde

Qual o mecanismo imunitário contra a tuberculose?

  • Em síntese, as principais premissas do mecanismo imunitário contra a tuberculose são as seguintes: (12,13,14,15,16,17). - A imunidade contra a tuberculose é mediada por células. - Os macrófagos previamente ativados matam os bacilos. - Antígenos do Mycobacterium tuberculosis ativam linfáticos T para elaborar linfocinas.

Postagens relacionadas: