adplus-dvertising

O que faz o curso técnico de Mecatrônica?

Índice

O que faz o curso técnico de Mecatrônica?

O que faz o curso técnico de Mecatrônica?

O Técnico em Mecatrônica é responsável por projetar, instalar e operar equipamentos automatizados e robotizados. Realiza programação, parametrização, medições e testes de equipamentos automatizados e robotizados; e é o profissional diretamente ligado aos processos relacionados à Indústria 4.0.

Como fazer o curso de Mecatrônica?

Para ser um técnico em Mecatrônica, é preciso fazer o curso técnico em Mecatrônica, de nível médio. É necessário já ter concluído o ensino médio ou estar cursando pelo menos o 2º ano para ingressar no curso. O curso técnico em Mecatrônica precisa ter uma carga horária de no mínimo 1.200 horas, de acordo com o MEC.

Qual a formação de técnico em Mecatrônica?

  • A formação de nível médio capacita os alunos para atuarem na área industrial, tendo conhecimentos técnicos-profissionalizantes necessários ao exercício da profissão. Ao longo da sua formação, o técnico em mecatrônica é preparado para atuar no projeto, execução e instalação de máquinas e equipamentos automatizados.

Como funciona o curso de mecatrônica?

  • A mecatrônica funciona como uma espécie de “futuro das engenharias”. Inicialmente, o curso tem disciplinas comuns a qualquer engenharia: Cálculo, Física, Mecânica e elétrica básica. Na parte específica do curso, são introduzidas disciplinas que incluem circuitos lógicos, controle de sistemas mecânicos e automação industrial.

Qual a duração do curso de Tecnologia mecatrónica?

  • O Curso tem a duração de 1560 horas, com 3 meses e meio em Formação Prática em Contexto de Trabalho numa Empresa. Poderá ter um plano de formação adicional de 500 horas. Diploma de Especialização Tecnológica (DET) como "Especialista em Tecnologia Mecatrónica". Cursos Financiados.

Qual a função do profissional de mecatrônica?

  • Também é função do profissional de mecatrônica a realização de manutenções, testes e medições das máquinas, sistemas e equipamentos que sejam controlados por computação. É esse colaborador que checa se tudo está funcionando de forma apropriada e de acordo com as especificações técnicas.

Postagens relacionadas: