adplus-dvertising

Qual o sentido de corporeidade para a fenomenologia?

Índice

Qual o sentido de corporeidade para a fenomenologia?

Qual o sentido de corporeidade para a fenomenologia?

A corporeidade só pode ser compreendida como vivência humana que pretende fazer com que o mundo apareça para nós através de nossa consciência. O corpo, no dizer de Merleau-Ponty (1971), tornou-se o sujeito da percepção. Podemos perceber o sentido de unidade entre as dimensões da expressividade e da corporeidade.

Como objeto corpo pode ser analisado sob diferentes pontos de vista?

O objeto corpo pode ser o mesmo, mas as relações entre. quem olha e quem é observado são diferentes. Tendo em vista o estudado até aqui sobre os métodos de pesquisa e a partir da leitura do texto, descreva como o objeto "corpo" pode ser analisado sob diferentes pontos de vista.

Por que o corpo pode ser objeto de estudo das ciências sociais?

9): "O corpo é a base da percepção e organização da vida humana nos sentidos biológico, antropológico, psicológico e social". Desse modo, todo nosso agir, falar, sentir, andar e pensar representam modos de vida diferentes, de um determinado grupo social.

Qual a definição do sujeito?

  • |1| Para Luiz Antonio Sacconi, o sujeito é “o ser ou aquilo a que se atribui a ideia contida no predicado”. Segundo ele, essa definição é melhor, pois abrange também orações interrogativas, imperativas e optativas.

Quem é o sujeito oculto?

  • O sujeito oculto, também conhecido como desinencial ou elíptico, apesar de não estar explícito pode ser identificado. Isso acontece quando o contexto ou a forma verbal permitem perceber quem é o sujeito. Indeterminado: Disseram para esperar aqui.

Qual a diferença entre sujeito indeterminado e sujeito oculto?

  • Sujeito Indeterminado x Sujeito Oculto Muito comum haver confusão entre o sujeito indeterminado e o sujeito oculto, também chamado de desinencial, elíptico ou implícito. Enquanto o indeterminado não é identificado na oração, seja pelo contexto ou pela terminação verbal, o oculto é geralmente identificado pela desinência verbal.

Quais são os elementos constitutivos do sujeito?

  • Os elementos constitutivos do sujeito são apreendidos inconscientemente, por isso, a psicanálise tem o inconsciente como a mais fundamental e principal característica do sujeito. Com caráter até mesmo determinante, o inconsciente nos constitui e isto significa que só podemos desconhecer nossa própria constituição.

Postagens relacionadas: