Como é feito o enema?
Índice
- Como é feito o enema?
- Como fazer um Fleet enema em casa?
- Qual a diferença entre clister e lavagem intestinal?
- Como se faz um Fleet enema?
- Quando é indicado o enema opaco?
- Como chama lavagem intestinal?
- Como fazer um enema caseiro?
- Quais são os sintomas do enema?
- Qual a melhor solução para o enema?
- Quanto tempo antes do uso do enema?

Como é feito o enema?
O clister, enema ou chuca, é um procedimento que consiste na colocação de um pequeno tubo pelo ânus, no qual é introduzida água ou alguma outra substância com o objetivo de lavar o intestino, sendo normalmente indicado nos casos de prisão de ventre, para aliviar o desconforto e facilitar a saída das fezes.
Como fazer um Fleet enema em casa?
Administração Fleet Enema
- Antes de usar, retire a capa protetora da cânula retal.
- Com o frasco para cima, segure a capa protetora, retirando-a suavemente. Inserir suavemente a cânula no reto, como se a ponta fosse em direção ao umbigo.
- Comprimir o frasco até ser expelido quase todo o líquido. Retire a cânula do reto.
Qual a diferença entre clister e lavagem intestinal?
A lavagem intestinal consiste no processo de introdução no intestino de solução, medicamentosa ou não, por meio de sonda retal. O processo de lavagem intestinal é também denominado enteroclisma. Quando a quantidade de solução infundida é menor (de 50ml a 500ml) é denominada clister ou enema.
Como se faz um Fleet enema?
Administração Fleet Enema
- Antes de usar, retire a capa protetora da cânula retal.
- Com o frasco para cima, segure a capa protetora, retirando-a suavemente. Inserir suavemente a cânula no reto, como se a ponta fosse em direção ao umbigo.
- Comprimir o frasco até ser expelido quase todo o líquido. Retire a cânula do reto.
Quando é indicado o enema opaco?
O enema opaco é um procedimento que avalia o intestino grosso (cólon) e o reto. O exame é indicado para pesquisa de megacólon, constipação crônica, sangramento nas fezes, doença inflamatória intestinal (retocolite ulcerativa e doença de Chron).
Como chama lavagem intestinal?
A lavagem intestinal, ou enema, é um dos procedimentos básicos da assistência de enfermagem.
Como fazer um enema caseiro?
- Antes de fazer um enema caseiro, consulte um médico. Na maioria dos casos, não há problema nenhum em realizá-lo, mas, por via das dúvidas, fale com um especialista; ele poderá fazer aconselhamentos em relação ao tratamento da constipação, como o consumo de suplementos de fibras ou laxantes de venda livre (se você ainda não os experimentou).
Quais são os sintomas do enema?
- 1 Enema: Introdução de substâncias líquidas ou semilíquidas através do esfíncter anal, com o objetivo de induzir a defecação ou administrar medicamentos. 2 Reto: Segmento distal do INTESTINO GROSSO, entre o COLO SIGMÓIDE e o CANAL ANAL.
Qual a melhor solução para o enema?
- Ao menos que o médico tenha outra indicação, uma simples mistura salina é a melhor opção para o enema; despeje 1 L de água morna em um recipiente e adicione 2 colheres de sopa com sal de mesa, mexendo bastante. [3] Recomenda-se o uso de água destilada, pois há risco de que a água de torneira tenha contaminantes muito prejudiciais para o reto.
Quanto tempo antes do uso do enema?
- Meia hora antes do uso do enema, consuma um ou dois copos d’água. Às vezes, esse método desidrata o organismo, já que estimula a evacuação; para evitar que isso ocorra, tome um ou dois copos d’água 30 minutos antes de iniciar o procedimento. Não se esqueça de beber líquidos também ao término da aplicação do clister, repondo os fluidos.