adplus-dvertising

Qual o papel do curador no direito civil?

Índice

Qual o papel do curador no direito civil?

Qual o papel do curador no direito civil?

O curador tem a responsabilidade de providenciar os cuidados que o interditado necessita. ... As despesas de cuidado são custeadas pelo patrimônio do interditado, onde o curador deverá prestar contas dos valores utilizados.

Qual a função do curador especial?

  • Parágrafo único. Nas comarcas onde houver representante judicial de incapazes ou de ausentes, a este competirá a função de curador especial. Importante ressaltar que o curador especial não decorre da curatela. Nesta nomeia-se alguém para cuidar de uma pessoa e gerir seus bens em todos os atos.

Qual o direito do curador de ressarcimento de gastos pessoais?

  • Por outro lado, o curador tem o direito de ser ressarcido de todos os gastos pessoais que fizer em favor do interditado e que tenham ultrapassado o valor determinado judicialmente. Para isso, ele deverá realizar a comprovação dos gastos por meio de notas ficais.

Qual a diferença entre o tutor e o curador?

  • Embora tenham algumas semelhanças, existem várias diferenças entre o tutor e o curador. A figura do tutor está mais relacionada a menores. Por sua vez, o curador tem relação com pessoas já adultos e idosos, que não tem mais condições de responder pela sua capacidade real de expressar sua vontade, mesmo de que maneira temporária.

Quais atos devem ser autorizados pelo curador?

  • Esses atos, em regra, independem de autorização judicial, pois são de mera percepção ou administração de bens. No entanto, há muitos outros que devem ser autorizados pelo juiz para que sejam realizados pelo curador. Entre eles, podemos citar, por exemplo, pagamento de dívidas, venda de bens e concessão de créditos.

Postagens relacionadas: