adplus-dvertising

Quais são os processos disciplinares de Foucault?

Índice

Quais são os processos disciplinares de Foucault?

Quais são os processos disciplinares de Foucault?

Para Foucault, as práticas disciplinares permitiriam o controle dos corpos e a sujeição de forças, impondo-lhes docilidade, utilidade e produtividade - ressalta, ainda, que houve descoberta do corpo como objeto e alvo de poder, de submissão e utilização e/ou de funcionamento e de explicação.

Qual a função da disciplina de acordo com a concepção de poder de Michel Foucault?

Em Vigiar e Punir, uma de suas obras mais influentes, Foucault apresenta outra forma de poder: o poder disciplinar. Segundo suas análises históricas e filosóficas, a disciplina é uma maneira de fazer as pessoas se adequarem a uma determinada norma.

O que são sociedades disciplinares para Michel Foucault?

Nas sociedades disciplinares, as instituições sociais assumem papéis de vigilância, normatização e exame constante dos sujeitos, de tal maneira que o poder, exercido minuciosamente, marca os corpos e lhes impõe condutas. O tipo de poder de uma sociedade disciplinar tende a separar, prender, controlar e punir.

O que é a sociedade disciplinar para Foucault?

A sociedade disciplinar é uma elaboração de Michel Foucault para explicar a configuração da sociedade europeia no período de ascensão do capitalismo e gradativa queda do poder monárquico. ... Por fim, a tecnologia panóptica entra como elemento fundamental para o ápice da sociedade disciplinar.

O que é a teoria do poder?

A obra Teoria do Poder discute tópicos fundamentais produzidos pela reflexão sobre o poder do Estado moderno, discutindo a evolução das ideias e das instituições que moldam o Estado moderno e refletindo sobre o absolutismo, o liberalismo e a crítica radical marxiana.

Postagens relacionadas: