São características do Concretismo brasileiro?
São características do Concretismo brasileiro?
Características
- Valorização do conteúdo visual e sonoro.
- Sintaxe visual em detrimento da discursiva.
- Banimento da estrutura formal, como os versos e as estrofes.
- Utilização de efeitos gráficos.
- O papel torna-se a tela e o artista aproveita todo o espaço.
- Defesa da racionalidade.
- Aversão ao Expressionismo.
Quem foi o idealizador do Concretismo no Brasil?
Os principais autores do Concretismo são seus idealizadores e divulgadores, Décio Pignatari e os irmãos Augusto e Haroldo de Campos.
Qual a origem do concretismo?
- Concretismo é um movimento artístico, e também uma corrente literária, caracterizado pela objetividade e pelo trabalho experimental com o espaço. Ele surgiu no século XX, como reflexo de uma realidade marcada pela racionalidade e pelo avanço tecnológico. Nesse século, ocorreram duas guerras mundiais e a ameaça de uma guerra nuclear.
Por que não se preocupar com o concretismo?
- A despeito de o concretismo não se preocupar com a temática, uma vez que o objetivo principal era criar uma nova linguagem ao mesclar a forma e o conteúdo, alguns temas prevaleceram na poesia concreta, desde as críticas feitas à sociedade capitalista e ao consumo exacerbado.
Quem foi o primeiro a se afastar do concretismo?
- Inicialmente, Ferreira Gullar e Lygia Clark faziam parte do grupo do Concretismo. Gullar foi o primeiro a se afastar do Concretismo, em 1959, ano em que fundou o movimento do Neoconcretismo. Em seguida, foi a vez de Lygia Clarck romper com o grupo concretista e se juntar ao Neocontretismo de Gullar.
Quem foi os principais criadores do movimento concretista no Brasil?
- Os principais criadores do movimento concretista no Brasil foram os irmãos Augusto de Campos e Haroldo de Campos, juntos com Décio Pignatari. Eles já trabalhavam juntos no clube da poesia. Os três acabaram se desentendendo com outros integrantes do grupo, por não concordarem com muitos dos ideais do clube da poesia.